Publicidade

Lilian Ribeiro relata efeito raro durante tratamento contra câncer

Após o fim da radioterapia contra um câncer de mama, a jornalista Lilian Ribeiro está realizando tratamento de prevenção

A jornalista Lilian Ribeiro fala sobre reações de radioterapia
A jornalista Lilian Ribeiro fala sobre reações de radioterapia – Instagram/lilianribeiroof

Do anúncio de um câncer de mama até a finalização da radioterapia, a jornalista GloboNews, Lilian Ribeiro, compartilhou com o público toda a sua luta contra o tipo da doença que é mais incidente nas mulheres ao redor do mundo. Hoje, a profissional de 37 anos previne o retorno da doença com medicamentos e acompanhamento médico.

Publicidade

COM RADIOTERAPIA, LILIAN RELATOU QUE FOI ACOMETIDA POR ROUQUIDÃO

Sempre muito disposta para falar sobre o seu processo, na quarta-feira, 06, Lilian comentou que durante a radioterapia foi acometida por uma reação um tanto rara, conforme sua própria médica. A jornalista foi acometida por efeitos na pele – o que já era esperado -, juntamente com uma rouquidão – o que não é muito comum. “Eu tive, claro, algumas reações de pele que são esperadas, mas foram bem tranquilas para o que poderia ser. E tive uma reação de rouquidão”.

Ao brincar com a médica, ela disse: “Se eu fosse modelo de sutiã, eu ficaria com uma pele horrível na mama, mas, como eu trabalho com a voz, Murphy não dá folga para a gente”. Foram algumas semanas com a voz rouca, o que ela também acredita que pode ter sido desenvolvida por fatores emocionais. “Você já está cansada de estar no tratamento, né? Passei pela quimio, pela cirurgia e tinha que ficar ali 25 dias da minha vida indo receber a radiação. Mas, no geral, das etapas que eu passei, foi a mais tranquila”, relatou, em relação à radioterapia.

“Hidratante, blusa UV e paciência”: essas foram também as suas dicas para quem está passando por um período de radioterapia. Lilian contou que as medicações farão parte de sua rotina por pelo menos 10 anos, e que está fazendo tratamento para impedir a produção de hormônios femininos. “É a chamada hormonioterapia. Tratamento indicado para a grande maioria das mulheres que têm câncer de mama – e que tinham/têm tumor que cresce estimulado por hormônios”.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lilian Ribeiro (@lilianribeiroof)

Publicidade