Publicidade

Cientistas desenvolvem injeção para tratamento de câncer de mama

A injeção contra câncer de mama apresentou resultados positivos na eliminação de tumores já na fase inicial da doença

Cientistas desenvolvem injeção contra câncer de mama
Cientistas desenvolvem injeção contra câncer de mama – Pexels/Kureng Workx e Unsplash/National Cancer Institute

Diversos estudos sobre tratamentos alternativos contra o câncer são realizados. Na busca de um caminho menos invasivo, cientistas do laboratório Johns Hopkins Kimmel Cancer Center estão desenvolvendo uma injeção contra o câncer de mama que mostrou resultados surpreendentes na fase de testes com camundongos.

Publicidade

O QUE É A INJEÇÃO QUE COMBATE O CÂNCER DE MAMA?

Mas, afinal, o que é essa injeção que parece ser promissora? Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Science, o estudo destaca que se trata de uma aplicação com uma substância chamada imunotoxina para o tratamento da doença já em estágio inicial. Essa fase nas pacientes também é conhecida como carcinoma ductal in situ (DCIS).

Na fase de DCIS, as pacientes apresentam células pré-cancerosas nos ductos mamários, e é justamente aí que entra a parte da injeção. Na pesquisa, os cientistas aplicaram a injeção nos ductos para a realização de uma limpeza. Com esse tratamento, foi observada uma redução significativa das células tumorais.

Os pesquisadores compararam a injeção feita no corpo e nos ductos, e observaram algumas diferenças. Pacientes que receberam a aplicação no corpo apresentaram sim um crescimento mais lento dos tumores. O problema foi o seu retorno depois que o tratamento era interrompido. Já a aplicação direta nos ductos apresentou uma eliminação completa dos tumores que permaneceu desse modo mesmo após dois meses do fim do tratamento.

Saraswati Sukumar, um dos autores do estudo, relatou em comunicado que na sua vida “nunca tinha visto resultados tão expressivos”. O cientista falou sobre o resultado positivo: “Para nossa grande surpresa, as drogas ‘mataram’ todas as lesões presentes naquele ducto mamário”.

Publicidade

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) destaca que o câncer de mama é tipo mais diagnosticado em mulheres no mundo. Em 2020, foram estimados cerca de 2,3 milhões de novos casos da doença. No Brasil, no ano passado foram 17,8 mil mortes pela doença.