Publicidade

Homem é infectado por ameba comedora de cérebro e está em estado grave

Infecção pela ameba comedora de cérebro costuma ser fatal, conforme autoridades; Quadro pode evoluir para convulsões e coma

Homem é infectado por ameba comedora de cérebro
Homem é infectado por ameba comedora de cérebro – Pexels/Anna Shvets e Edward Jenner

Após entrar em um lago no estado norte-americano Iowa, o Lake of Three Fires State Park, um homem passou mal e precisou ser urgentemente internado. O paciente foi diagnosticado com um quadro grave de meningoencefalite amebiana primária (MAP). Autoridades confirmaram o caso na última sexta-feira, 08.

Publicidade

HOMEM FOI INFECTADO POR AMEBA

O diagnóstico do homem é considerado raro. O que levou a sua hospitalização foi uma contaminação, no lago, por um protozoário conhecido como ameba ‘comedora’ de cérebro, a Naegleria fowleri. A infecção cerebral caracteriza o estado de saúde do paciente como grave, já que esse quadro costuma ser fatal, conforme o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). No ano passado, uma criança no Texas morreu após ser contaminada pela ameba.

Por conta do caso em Iowa, o parque onde o homem foi infectado foi fechado. “O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava no local”, comunicou o Departamento de Saúde.

Conforme o CDC dos EUA, a ameba Naegleria fowleri pode estar presente tanto em solos quanto em água doce e morna, como lagos e rios. Piscinas sem cloro e sem cuidados também podem ser fontes para o protozoário. Em comunicado, o Departamento de Saúde Pública de Iowa disse que desde 1962 foram registrados 154 casos de MAP no país.

Dores de cabeças intensas, febre, náuseas e vômitos são os sinais que começam acometer um paciente infectado pela ameba que provoca a meningoencefalite, de acordo com o CDC. Depois disso, o quadro pode evoluir para convulsões, alucinações e coma.

Publicidade