Publicidade

Alergias reduzem em 38% riscos de contrair covid-19, aponta estudo

Pesquisadores descobriram que pessoas com alergias, principalmente alimentares, têm menor quantidade de proteína receptora do vírus

Pesquisadores descobriram que pessoas com alergias, principalmente alimentares, têm menor quantidade de proteína receptora do vírus
Redução é, principalmente, em pessoas com alergias alimentares – Pexels/CottonBro

Uma série de estudos de 2020, publicados recentemente, revelou um fato curioso sobre a covid-19: pessoas com alergias têm menos riscos de contrair o vírus. De acordo com o estudo,  alérgicos tem um risco 38% menor, comparados a quem não tem nenhuma alergia. Além disso, aqueles que tem alergias alimentarem tem um risco ainda menor, em 50%.

Publicidade

Pode parecer incomum, já que apontam aqueles com comorbidades, idosos e, principalmente, doenças respiratórias como ‘grupo de risco’. Mas, segundo os responsáveis pelo estudo, uma proteína é a grande responsável por essa maior imunidade.

Proteína em menor quantidade em pessoas com alergias é o que reduz riscos de contrair covid-19

Os pesquisadores, então, descobriram que tudo envolve a proteína ACE2, que o vírus da covid-19 se liga quando entra em contato com o corpo.

Em pessoas com alergias, a quantidade dessa proteína é menor, portanto, reduzindo seus riscos de ‘aderir’ o vírus. Enquanto pessoas com comorbidades, por exemplo, apresentam uma maior quantidade da proteína, aumentando suas chances. No entanto, eles ainda destacam que se a pessoa possui alguma comorbidade e a alergia, os riscos são, sim, aumentados.

Por fim, eles ainda destacam que condições resultados de alergias, como o aumento de mucosa, por exemplo, também contribuem para reduzir a infecção, mas não são o fator principal de ‘prevenção’.

Publicidade

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!