Publicidade

Por que fazer exercício à noite é melhor do que durante o dia? Especialista explica

Um novo estudo apontou dados que afirmam que a prática de exercícios durante a noite é mais efetiva do que aqueles realizados durante o dia e especialista explicou o motivo

Um novo estudo apontou dados que afirmam que a prática de exercícios durante à noite é mais efetiva do que aqueles realizados durante o dia e especialista explica porquê
Exercícios físicos são mais efetivos à noite – Freepik

Pesquisadores da Austrália pulicaram um estudo na revista Diabetologia que afirma que a prática de exercícios à noite é mais efetiva que a realizada durante o dia.

Publicidade

E os responsáveis por isso são os ciclos do nosso relógio biológico interno, de acordo com os resultados. Estes, mostraram que nosso metabolismo funciona melhor quando as atividades físicas são realizadas mais tarde.

Dos 24 voluntários analisados, foi possível ter resultados mais positivos naqueles que seguiram esse ciclo noturno, já que eles queimaram mais gordura do que os que fizeram exercícios pela manhã.

Especialista explica: por que exercícios à noite são mais efetivos?

Tauan Gomes, educador físico, explica esse funcionamento do metabolismo que, consequentemente, gera os resultados positivos da pesquisa: “É por conta do impacto fisiológico causado pós treino noturno ao relógio biológico humano ou ritmo circadiano“, revela. “Picos de hormônios serão liberados em nosso organismo em maior concentração já que justamente durante o sono é o momento em que o corpo produz as principais funções reparadoras. Isso acontece por conta da maior produção de melatonina e outros hormônios responsáveis pela restauração do tecido muscular e metabolismo”.

Apesar disso, durante o estudo, somente foram avaliados voluntários homens sedentários e com excesso de peso. Eles também tiveram suas dietas controladas pelos pesquisadores. Esses fatores, portanto, podem interferir na conclusão da pesquisa como um todo.

Publicidade

“Indivíduos obesos ou com alta taxa gordura visceral estão fadados apresentar desequilíbrios hormonais, principalmente a baixa concentração do hormônio de testosterona, ligado diretamente a vitalidade. E como a prática de atividade física ajuda a regular a maior secreção desse hormônio, eles têm um impacto maior no resultado se comparado a indivíduos com níveis saudáveis.”, debate o educador.

E nas mulheres, o corpo age da mesma forma?

A pesquisa, além disso, garantiu que não comprovou sua eficácia em mulheres. Segundo eles, o ciclo menstrual modificaria o estudo. Mesmo assim, o educador físico Tauan explica que os resultados nas mulehres podem ser tão benéficos quanto nos homens: “Acredita-se que a diferença seja mínima, por se tratar de resultado de aumento de massa muscular e emagrecimento. Além de que, o horário noturno é favorecido pelo fato dos músculos já estarem mais aquecidos se comparado ao início do dia, o que facilita o treino mais intenso e causaria impacto semelhante em ambos os casos”.

Por fim, tanto o estudo quanto o especialista não deixam de garantir a eficácia do exercício físico a qualquer hora do dia. “Independente, a prática de atividade física melhora a saúde e funcionamento do corpo, prevenindo doenças e que outros hábitos são fundamentais para manter o corpo em boa forma como alimentação e hábitos saudáveis e sono de qualidade”, finaliza o educador.

Publicidade