Publicidade

OMS irá reavaliar Emergência de Saúde Pública Internacional de varíola

A OMS demonstrou preocupação com o crescimento dos casos de varíola dos macacos pelo mundo; No Brasil, já são mais de 100

Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox
Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox – Pexels/Edward Jenner

Na última reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS), no final de junho, sobre o status da varíola dos macacos no mundo, a entidade decidiu que naquele momento a doença não era uma Emergência de Saúde Pública Internacional. No entanto, mesmo com a decisão, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, havia declarado sua preocupação com o crescimento da doença e indicou que uma nova reunião poderia ser realizada.

Publicidade

OMS IRÁ REUNIR COMITÊ NOVAMENTE PARA REAVALIAR STATUS DE EMERGÊNCIA DA VARÍOLA DOS MACACOS

Desde então, os casos da varíola dos macacos só crescem, em que os quadros da doença já somam mais 6 mil ao redor do mundo e afetam 58 países. Diante desse cenário, a OMS anunciou, na quarta-feira, 06, que o comitê de emergência será reunido novamente para reavaliar a classificação da doença.

O QUE SIGNIFICA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA INTERNACIONAL?

“Evento extraordinário” com “risco de saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças” é a explicação da OMS para o status de uma Emergência de Saúde Pública Internacional. Conforme o próprio diretor-geral, a nova reunião será realizada na semana de 18 de julho e, caso seja preciso, pode acontecer antes.

“Os testes continuam sendo um desafio, e é altamente provável que haja um número significativo de casos que não foram detectados”, destacou Tedros Adhanom. No Brasil, o Instituto Butantan anunciou que irá estudar a produção de vacinas contra a varíola dos macacos, já que há a “iminência de um possível surto da doença”. Por aqui, o Ministério da Saúde já constatou mais 100 casos oficialmente registrados da varíola. O primeiro caso no Brasil foi notificado no dia 9 de junho.

Publicidade