Publicidade

Arranhado por um gato, paciente está com raiva humana e quadro é grave

O adolescente está internado em estado grave após contrair raiva humana; Conforme a Secretaria de Saúde do DF, a doença é quase 100% letal

Paciente com raiva humana está em estado grave
Paciente com raiva humana está em estado grave – Pexels/Anna Shvets

Desde 1978, o Distrito Federal não havia mais notificações de casos de raiva humana. No entanto, esse cenário mudou e um adolescente está internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) confirmou o quadro na terça-feira, 05. Em coletiva, o diretor de Vigilância Epidemiológica da SES/DF, Fabiano dos Anjos, chegou a comunicar que a letalidade da doença é de quase 100%.

Publicidade

De acordo com a Rede D’Or, a raiva humana é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central do paciente, e os sintomas só começam a surgir quando o vírus da doença já está no cérebro. Conforme a SES, o jovem com idade entre 15 e 19 anos começou a apresentar os sintomas a partir do dia 15 de junho. No dia 20 ele já foi encaminhado para a UTI.

ADOLESCENTE COM RAIVA HUMANA FOI ARRANHADO POR UM GATO

O paciente contraiu a doença após ser arranhado por um gato no dia 21 de maio. O resultado de um teste RT-PCR foi positivo para uma variante de raiva com origem em morcegos. Dias depois da contaminação, o adolescente começou a sentir febre, dor no corpo, olhos e articulações. Conforme a Rede D’Or, os sinais da doença são parecidos com os de uma gripe no início, mas pode evoluir para problemas relacionados ao funcionamento cerebral e, então, começam a surgir confusão, agitação, ansiedade, comportamento anormal, alucinações e insônia.

“Por questões de preservar a família, não vamos passar identificação e nem onde está hospitalizado”, disse Fabiano dos Anjos. Ele também falou sobre o histórico da doença no mundo e no Brasil. “No mundo há cerca de 59 mil mortes por ano por raiva. No Brasil, em 2020, dois casos foram registrados. Em 2021, houve um caso de raiva humana, uma criança agredida por uma raposa. Em 2022, até junho, haviam quatro casos de raiva. Há registro apenas de duas pessoas que sobreviveram. E elas vivem com sequelas”.

DISTRITO FEDERAL INICIA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM ANIMAIS

Por conta do caso do adolescente, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos foi antecipada no Distrito Federal. A imunização começa nesta quarta-feira, 06. Em relação ao gato contaminado que acabou infectando o adolescente, outras 13 pessoas tiveram contato com o animal e estão sendo monitoradas. Até o momento, não há registros de um quadro infeccioso nessas pessoas.

Publicidade