OMS irá analisar varíola dos macacos como emergência global

Além da classificação da varíola dos macacos, a OMS também planeja alterar o nome da doença

OMS fará reunião sobre varíola dos macacos
OMS fará reunião sobre varíola dos macacos – Pexels/Edward Jenner

O avanço da varíola dos macacos está sendo acompanhado pelas autoridades de saúde com muita preocupação. São mais de 1.600 casos da doença em mais de 30 países, conforme dados da Organização da Saúde (OMS), divulgados na terça-feira, 14. Esse cenário irá fazer a entidade se reunir para decidir se esse tipo de varíola será configurado como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Publicidade

OMS DIZ QUE FORAM RELATADAS CERCA DE 70 MORTES DA DOENÇA, ANTES DO SURTO SE ESPALHAR PARA OUTROS CONTINENTES

No Brasil, o Ministério da Saúde comunicou, nesta quarta-feira, 15, que a morte em investigação de um paciente em Minas Gerais não foi causada pelo chamado monkeypox. A causa real, no entanto, ainda está sendo investigada. Conforme comunicado da OMS, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que desde o início do surto em outros continentes, não foram registradas mortes.

“Até agora este ano, 72 mortes foram relatadas em países anteriormente afetados. Nenhuma morte foi relatada até agora nos países recém-afetados”, disse Tedros Adhanom.

NOME DA DOENÇA TAMBÉM SERÁ ALTERADO

Além da reunião com o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional – prevista para a próxima semana -, especialistas também irão avaliar uma mudança de nome da doença. A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a alertar para reportagens com uso de imagens que reforçam preconceitos.

Publicidade

“A OMS também está trabalhando com parceiros e especialistas de todo o mundo para mudar o nome do vírus ‘monkeypox’, seus clados e a doença que causa. Faremos anúncios sobre os novos nomes o mais rápido possível, comunicou Tedros Adhanom.