Publicidade

Mulher tem perna amputada após realizar quimioterapia sem necessidade

Mulher descobriu que problema na perna não se tratava de câncer após a realização de 30 sessões de quimioterapia

Mulher amputa perna após quimioterapia sem necessidade
Mulher amputa perna após quimioterapia sem necessidade – Pexels/ThisIsEngineering

No México, após passar por uma terceira avaliação médica, uma mulher descobriu que nunca teve câncer. Mas, antes, ela tinha recebido uma notícia contrária quando buscou atendimento por conta de fortes dores nas pernas e uma contratura muscular intensa ainda em 2017. Conforme o Noticieros Televisa, uma equipe de médicos tinha passado para a paciente que ela estava com um câncer inoperável.

Publicidade

SEM CÂNCER, MULHER FOI SUBMETIDA A SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA

Seis meses: esse foi o tempo de vida que os médicos deram para a paciente. Durante esse mesmo período, a mulher foi submetida a 30 sessões de quimioterapia sem necessidade, já que, na verdade, ela não estava com câncer. Os efeitos negativos foram intensos: um tumor benigno, de apenas dois centímetros, se transformou em um tumor grave com dez quilos.

Por conta da quimioterapia sem necessidade, a mulher desenvolveu uma grande massa, e o desfecho, infelizmente, foi a amputação de uma das pernas. O caso ocorreu Hospital Geral da Zona 50 do Instituto Mexicano de Providência Social (IMSS), em San Luis Potosí.

Após a descoberta do real diagnóstico, em 2018, a paciente realizou uma denúncia para a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH). Só no dia 01 de julho de 2022, a comissão publicou em seu Twitter um documento que trata sobre o “caso de violação dos direitos humanos à proteção da saúde, integridade pessoal e projeto de vida”.

Publicidade