Claudia Rodrigues fala sobre tratamento com canabidiol: “Me ajuda muito”
A atriz Claudia Rodrigues foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2000 e explicou como cannabis medicinal ajuda no seu tratamento
A atriz Claudia Rodrigues foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2000 e explicou como cannabis medicinal ajuda no seu tratamento
Com o diagnóstico de esclerose múltipla desde 2000, a atriz Claudia Rodrigues é uma das pacientes que tem o canabidiol (CBD) – substância presente na maconha – em seu tratamento contra a doença. Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento de cannabis medicinal. Hoje, o Brasil possui 18 desses produtos que influenciam o tratamento de diversos pacientes.
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica. Claudia Rodrigues explicou, em uma publicação no seu Instagram, como a medicina integrativa foi essencial em seu tratamento nesses mais de 20 anos com a doença. “Eu uso a cannabis medicinal há um tempo e me ajuda muito”, relatou.
A atriz que marcou a série A Diarista, com o papel de Marinete, explicou que a cannabis medicinal não trata a enfermidade em si e nem sua progressão, mas alivia alguns sintomas. “Ajuda na melhora do sono e na redução de tremores, nas náuseas e ansiedade”.
Conforme o Hospital Israelita Albert Einstein, a esclerose múltipla é causada por predisposição genética e fatores ambientais que servem como “gatilhos”, como: infecções virais; exposição ao sol e baixo nível de vitamina D; tabagismo e obesidade.
Ver essa foto no Instagram