culinaria   / Experimente

Saudável e gostoso, confira o passo a passo do espaguete de pupunha com tomate e nozes

Hoje trouxemos esse receita maravilhosa compartilhada pelo canal de Youtube Panelinha

VIVA SAÚDE Publicado terça 17 agosto, 2021

Hoje trouxemos esse receita maravilhosa compartilhada pelo canal de Youtube Panelinha
Confira o passo a passo do espaguete de pupunha com tomate e nozes - Youtube / Panelinha

Você sabia que em busca de uma solução sustentável surgiu o palmito pupunha, de sabor adocicado, textura macia e cor amarelada?

Como não escurece ao ser cortado, é vendido fresco e pode ser trabalhado cru. Seu cultivo é considerado sustentável, já que a palmeira rebrota ao ser cortada e demora cerca de dois anos para crescer.

É possível encontrá-lo em supermercados, empórios e mercados municipais. Cortado em fatias finas ou em toletes inteiros, pode ser cozido, assado ou grelhado antes do consumo, sendo a variedade perfeita para fazer o espaguete de palmito!

Por isso, hoje trouxemos esse receita maravilhosa com nozes e tomate do espaguete de pupunha, compartilhada pelo canal de Youtube Panelinha. Veja como fazer:

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

Ingredientes

  • 350 g de palmito pupunha fresco desfiado
  • 1 xícara (chá) de tomate sweet grape
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 ramos de manjericão
  • ¼ de xícara (chá) de nozes picadas
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora


Modo de preparo

1. Lave e seque os tomates e o manjericão. Corte os tomates ao meio e reserve as folhas de manjericão. Se quiser, toste as nozes picadas numa frigideira em fogo médio, só até perfumar, e espalhe num prato para esfriar. Elas ficam mais crocantes. 

2. Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (chá) de sal, junte o palmito e deixe cozinhar por apenas 30 segundos. Desligue o fogo, retire o palmito com uma escumadeira e transfira para uma tigela - reserve 1 xícara da água do cozimento. 

3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e doure os tomates por 2 minutos, mexendo de vez em quando, sem deixar desmanchar. 

4. Junte o palmito e refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Misture um pouco da água do cozimento, cerca de ¼ de xícara, e desligue o fogo. Como a água do cozimento já é salgada, prove antes de temperar com sal e pimenta-do-reino. Misture metade das folhas de manjericão, polvilhe com as nozes picadas, decore com o restante do manjericão e sirva a seguir. Se quiser, regue com mais um pouco de azeite. 

 

 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:21:27 (3116).