bem-estar   / Saúde mental

'Edição de fotos não existe no mundo real', psicóloga comenta perigos das imagens manipuladas nas redes sociais

Vivemos em um mundo em que é normal ouvirmos e até elogiarmos alguém por ter emagrecido. Mas você sabia que isso é tão prejudicial como falar que a pessoa engordou?

Redação Bons Fluidos Publicado terça 17 agosto, 2021

Vivemos em um mundo em que é normal ouvirmos e até elogiarmos alguém por ter emagrecido. Mas você sabia que isso é tão prejudicial como falar que a pessoa engordou?
'Edição de fotos não existe no mundo real', psicóloga comenta perigos das imagens manipuladas nas redes sociais - Freepik / @azerbaijan_stockers

Quantas vezes você já ouviu que alguém está mais magro, como forma de elogio? O pensamento de que magreza é sinônimo de beleza e que desenvolvemos culturalmente deve acabar. Para a psicóloga Fabiane de Faria, elogiar alguém pela sua perda de peso pode ser tão prejudicial do que comentar sobre o ganho.

“O que pode parecer um elogio, muitas vezes é uma atitude incoerente e perigosa. Estamos acostumados a enaltecer sem nem mesmo nos perguntar o que está por trás dessa mudança. O elogio da perda de peso pode ser, na verdade, um elogio para um transtorno alimentar, uma depressão, um coração partido, ansiedade, luto ou até uma doença”, pontua a especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e idealizadora da plataforma de atendimento psicológico online, aterapia. 

No mais, dietas têm efeitos colaterais perigosos para a saúde mental. Para descobrir porque isso acontece, Fabiane de Faria esclarece as principais dúvidas sobre o tema a seguir. Confira:

Dietas têm efeitos colaterais perigosos para a nossa saúde mental?

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:06:30 (3117).