A doação de sangue no Brasil caiu 10% em 2020, segundo o Ministério da Saúde. No último dia 14 de junho, a pasta também registrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, promovendo uma ampla campanha para estimular a doação mesmo em tempos de pandemia. Junho é o mês para lembrar a importância da doação para pessoas acidentadas e em cirurgias, além daquelas que necessitam como parte do tratamento de alguma condição hematológica.
+++ Pessoas com mais de 18 anos podem se inscrever para “xepa da vacina” em São Paulo
+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS
Segundo a hematologista do Hospital Brasília Andresa Melo, uma única doação pode salvar até quatro vidas. “A doação periódica é de suma importância para manter os estoques nos bancos de sangue a fim de atender as demandas. Para doar é necessário estar em boas condições de saúde e devem ser respeitados os critérios para aptidão a doação. Além disso, não há danos à saúde do doador”, afirma.
Abaixo, a Dra. Andresa Melo respondeu as principais dúvidas sobre a doação em tempos de pandemia.
● Depois de tomar a vacina contra a Covid-19, quando posso doar?
“Atualmente, o Brasil dispõe de três vacinas diferentes: a Coronavac/Butantan, baseada no vírus SARS-CoV-2 inativado, a Astrazeneca/Fiocruz, utiliza adenovírus não replicante, e a Pfizer/BioNTech, feita a partir de RNA mensageiro (mRNA).
Com tecnologias diferentes utilizadas pelos três laboratórios, o prazo de aptidão para doação de sangue também é diferente. Pessoas que receberam a primeira ou a segunda dose de Coronavac devem aguardar 48 horas, enquanto aquelas que foram imunizados com Astrazeneca ou Pfizer podem doar no oitavo dia após a aplicação da vacina. Caso não tenha certeza sobre qual foi o seu imunizante, por via das dúvidas, aguarde sete dias.”, disse a profissional.
● Só maiores de idade podem doar sangue?
“Não. Porém, menores de 18 anos (a partir dos 16 anos) devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.”, explicou Andresa.
● Qual o peso ideal?
“Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 quilos.”, disse.
● Idosos podem doar sangue? Até quantos anos?
“Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Entretanto, é necessário que idosos tenham realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.”, falou.
● Quais as principais doenças que contraindicam a doação sangue?
“As principais contraindicações são: câncer, algumas doenças autoimunes, cirrose, diabetes, cardiopatias, doença renal crônica, hepatites virais (B e C), HTLV e HIV.”
● Mulheres podem doar sangue durante o período menstrual?
“Sim, desde que possuam sangramento menstrual normal e estoque de ferro adequado.”, respondeu a profissional.
● Quem tem piercing e tatuagem pode doar?
“Pode, desde que respeite o seguinte intervalo: 12 meses após aplicação do acessório. Isso também vale para tatuagens.”, explicou.
● Mulheres grávidas ou que estejam amamentando podem doar?
“Gestantes não podem doar. Lactantes podem doar desde que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses e a candidata possua estoque de ferro normal.
Se você se enquadra nos pré-requisitos, não deixe de doar. O Hemocentro São Lucas, parceiro do Hospital Brasília, é um dos locais onde é possível fazer sua doação.”, finalizou a médica.