Publicidade

Vacina contra covid-19 para bebês pode ser lançada em breve

Anvisa analisa disponibilizar imunizante para bebês a partir de seis meses de idade, em três doses espaçadas

Anvisa analisa disponibilizar dosagem para bebês a partir de seis meses de idade, em três doses espaçadas
Atualmente somente Coronavac é disponibilizada para crianças acima de 3 anos – Freepik

Na última terça-feira, 30 de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que em breve poderão disponibilizar a vacina da Pfizer, contra covid-19, para bebês.

Publicidade

De acordo com novos estudos e análises, poderão aplicar  o imunizante em bebês a partir de seis meses, ampliando ainda mais a cobertura vacinal contra o vírus. No entanto, assim como as doses já ofertadas para crianças de cinco anos ou mais, ela terá uma dosagem mais baixa, espaçada entre três doses.

Atualmente, o órgão regulador já realizou reuniões com especialistas e representantes da Pfizer, em via de aprofundar o conhecimento sobre o imunizante e seus riscos. Além disso, responsáveis da Sociedade Brasileira de Infectologia e de Pediatria, além de outros, também avaliaram sua aplicação em bebês.

Nesse momento, somente crianças a partir de cinco anos, no Brasil, podem receber a vacina da Pfizer; enquanto crianças de três anos ou mais podem fazer o uso da Coronavac.

Vale a pena bebês receberem vacina contra covid-19?

Um levantamento realizado em junho desse ano aponta que, do início do ano até 13 de junho, já foram registradas 291 mortes por covid-19 do grupo abaixo dos cinco anos. Ou seja, isso marca, desde o início da pandemia, duas crianças morrem por covid-19 diariamente.

Publicidade

“A análise dos dois primeiros anos de pandemia no Brasil mostra que crianças de 29 dias a 1 ano são as mais vulneráveis”, destaca o documento.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade