Duas crianças menores de 5 anos morrem, diariamente, por covid-19 no Brasil
Levantamento aponta que do início do ano até 13 de junho, já foram registradas 291 mortes por covid-19 do grupo abaixo dos cinco anos
Levantamento aponta que do início do ano até 13 de junho, já foram registradas 291 mortes por covid-19 do grupo abaixo dos cinco anos
As crianças começaram a ser incluídas na campanha de vacinação contra covid-19 ainda neste ano, no Brasil. Nos Estados Unidos, foi aprovada, recentemente, a aplicação do imunizante em bebês a partir de seis meses. Por aqui, a Pfizer está se preparando para solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a inclusão de menores de 5 anos na vacinação contra o vírus.
Dados do Observa Infância mostram ainda mais a importância da vacinação em crianças. No Brasil, desde o início da pandemia, das crianças menores de cinco anos, duas são vitimadas pela covid-19 todos os dias.“A análise dos dois primeiros anos de pandemia no Brasil mostra que crianças de 29 dias a 1 ano são as mais vulneráveis”, destacou o documento.
Do início do ano até 13 de junho, o levantamento aponta que já foram registradas 291 mortes do grupo abaixo dos cinco anos. Em 2020, essa taxa foi de 599 e, em 2021, 840. Com isso, o total de óbitos oficialmente registrados nesse grupo é de 1.439, no Brasil.
O coordenador da pesquisa, Cristiano Boccolini, comunicou que os dados englobam mortes de crianças que morreram tanto por covid-19 ou com covid-19. Isso porque o estudo incluiu o vírus como um fator agravante de quadros de saúde pré-existentes. “É preciso celeridade para levar a proteção das vacinas a bebês e crianças, especialmente de 6 meses a 3 anos. A cada dia que passamos sem vacina contra a Covid-19 para menores de 5 anos, o Brasil perde duas crianças”, disse a pesquisadora Patricia Boccolini, coordenadora do Observa Brasil.