Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Cupcake de chocolate com nozes

Cupcake de chocolate com nozes é sobremesa funcional de Natal para se deliciar de maneira saudável

Para a coluna desta semana, a nutricionista Raquel Penha e Silva mostrou como preparar esse cupcake prático, funcional, super fofinho, que pode ser servido no Natal

Nutricionista Raquel Penha e Silva Publicado quinta 23 dezembro, 2021

Para a coluna desta semana, a nutricionista Raquel Penha e Silva mostrou como preparar esse cupcake prático, funcional, super fofinho, que pode ser servido no Natal
Cupcake de chocolate com nozes é sobremesa funcional de Natal para se deliciar de maneira saudável - Freepik / azerbaijan_stockers

O Natal é um momento muito especial em que as pessoas se reúnem com seus entes queridos com o propósito de passar um tempo juntos, e claro, desfrutar das mais diversas iguarias. 

Desta vez, esqueça o 'chocotone'. Aproveite essa sobremesa saudável, sem você precisar abrir mão do chocolate: o cupcake de chocolate com nozes.

“A receita leva ingredientes funcionais, ou seja, que fazem bem à saúde, como a aveia, que ajuda a regular o intestino; as nozes, ricas em antioxidante;  e o óleo de coco, excelente fonte de gorduras boas”, comenta a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON - Centro Integrado de Evolução Corporal.

+++ Pão low carb e sem glúten: receita fica pronta em meia hora

O bolinho é muito saboroso e fácil de fazer. Sem contar que pode ser decorado com geleia ou chocolate amargo derretido no banho-maria (ou micro-ondas). Também é possível congelar, mas sem as coberturas. “Basta colocar em um recipiente de vidro com tampa e deixar por até três meses no congelador. Para comer, retire um dia antes e deixe na geladeira ou coloque por alguns segundos no micro-ondas”, orienta Raquel Penha e Silva.

Cupcake funcional de chocolate com nozes

Tempo de preparo: 45 minutos 
Rendimento: 6 a 8 cupcakes 

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • ½ xícara de aveia em flocos
  • 1 ½  xícara de farinha de aveia
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 2 colheres de sopa de gotas de chocolate meio amargo
  • 1 xícara de leite vegetal (ou leite de vaca semidesnatado)
  • 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó

+++ Receita! Salada nutritiva de camarão com ricota fica pronta em 20 minutos

Modo de preparo:

Em um recipiente bata a clara dos ovos até atingir o ponto de neve e reserve. Misture o açúcar, o óleo de coco, as gemas e a aveia até formar uma massa homogênea. Acrescente a farinha de aveia, as nozes e o chocolate. Em seguida, despeje o leite e mexa bem. Adicione o fermento e as claras em neve para que a massa fique levemente aerada.

Coloque a massa em forminhas de cupcake untadas ou nas opções de silicone. Leve ao forno pré-aquecido a 180°, por cerca de 30 minutos ou até que eles fiquem assado por completo. Finalize com a cobertura de sua preferência.


*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON (@on.evolucaocorporal e @nutricionista.raquel), centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 02:01:16 (3766).