Publicidade

Agência dos Estados Unidos aprova medicamento da Pfizer para tratar Covid-19

A autorização do remédio da Pfizer foi feita pela agência reguladora Food and Drug Administration

Agência dos Estados Unidos aprova medicamento contra Covid-19 – Pexels/Karolina Grabowska

Nos Estados Unidos, a Ômicron se tornou, em pouco tempo, a variante dominante no país. De todos os novos casos de Covid-19 na última semana, a nova cepa foi responsável por 73% dos quadros da doença, conforme anúncio de autoridades de saúde, nesta segunda-feira, 20. Ainda, no mesmo dia, no Texas, foi confirmada a primeira morte no país americano pela nova variante: um homem de 50 anos, com fatores de risco e que não estava vacinado com nenhuma das doses.

Publicidade

Diante desse cenário, um anúncio importante foi feito nesta quarta-feira, 22: a agência reguladora do país americano, Food and Drug Administration (FDA), aprovou o uso emergencial do medicamento para tratamento da Covid-19, fabricado pela Pfizer

“O Paxlovid (medicamento) está disponível apenas com receita médica e (o tratamento) deve ser iniciado assim que possível após o diagnóstico de Covid-19, e dentro de cinco dias após o início dos sintomas”, disse a FDA, em nota. 

Um ponto importante e destacado pela agência, é de que o medicamento não é autorizado para tratamento preventivo ou inicial. A aprovação serve apenas para pessoas maiores de 12 anos que testarem positivo e com uma taxa de risco elevada para a evolução da doença, como grande probabilidade de internação e óbito.

+++ Comunidade científica se posiciona em relação à vacinação em crianças, com imunizante da Pfizer

Publicidade

MEDICAMENTO DA PFIZER: EFICÁCIA APONTADA EM ESTUDOS

Com a participação de 2.200 pessoas, estudos da Pfizer sobre o comprimido mostraram uma eficácia de 89% na prevenção de mortes e hospitalizações. Além disso, a pesquisa verificou que o remédio também atua na contenção do avanço da Ômicron

+++ Pfizer anuncia eficácia de medicamento contra o novo coronavírus

“A autorização de hoje introduz o primeiro tratamento para Covid-19 na forma de uma pílula administrada por via oral – um grande passo na luta contra esta pandemia global”, disse a diretora do Centro para Avaliação e Pesquisa de Medicamentos do FDA, Patrizia Cavazzoni, em comunicado, após a aprovação do medicamento.

Publicidade