Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Salada de camarão

Receita! Salada nutritiva de camarão com ricota fica pronta em 20 minutos 

Uma ótima opção para dias quentes, a salada de camarão é muito nutritiva, graças aos ingredientes que são fontes de proteínas, vitaminas e gorduras boas; prepare já 

Nutricionista Raquel Penha e Silva Publicado quinta 25 novembro, 2021

Uma ótima opção para dias quentes, a salada de camarão é muito nutritiva, graças aos ingredientes que são fontes de proteínas, vitaminas e gorduras boas; prepare já 
Salada de camarão e ricota é muito nutritiva, garante nutricionista - Freepik

Que tal um prato refrescante para os dias quentes? A salada é uma excelente escolha para esses momentos, sem contar que é fácil de fazer, e se torna uma refeição leve e nutritiva.

“O camarão e a ricota são ricos em proteína, já a linhaça auxilia o trânsito intestinal, as folhas verdes escuras têm ferro, vitaminas A, C e E, e, por fim, as castanhas são fontes de gorduras boas e ainda proporcionam bastante saciedade”, afirma a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON - Centro Integrado de Evolução Corporal. 

É importante ressaltar que os ingredientes usados devem estar frescos, principalmente o camarão, para evitar intoxicações alimentares. Outra recomendação é para alérgicos. “Você deve evitar esta receita ou pode substituir o camarão pela mesma quantidade de frango cozido cortado em cubinhos”, conclui a especialista.  

Tempo de preparo: 20 minutos  
Rendimento: 2 porções pequenas 

Ingredientes 

150g de camarão limpo
½ maço de folhas de rúcula  
½ maço de de folhas de agrião 
1 xícara de tomate-cereja cortado
100g de ricota levemente esfarelada 
1 colher de sopa de castanha do Brasil ou castanha-do-pará triturada 
1 colher de sobremesa de semente de linhaça, marrom ou dourada

Modo de preparo

Em uma panela coloque o camarão já limpo e descascado, acrescente água, sal, limão.  Cozinhe por 10 minutos e depois conserve.

Lave e corte as folhas e os tomates, e despeje em uma vasilha ou prato.

Cubra a receita com o camarão, a ricota esfarelada, as castanhas trituradas e a linhaça.

Tempere com azeite, molho de limão e ervas e sal a gosto. Sirva.


*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 02:25:44 (3607).