Você sabia que há relação entre o uso do celular e o aparecimento de hemorroidas? Confira como isso acontece
Para quem sofre com a condição, deve-se evitar ficar na mesma posição e, até mesmo, o uso constante de papel higiênico
Para quem sofre com a condição, deve-se evitar ficar na mesma posição e, até mesmo, o uso constante de papel higiênico
Pode parecer uma associação estranha, mas os especialistas alertam que ficar muito tempo no vaso sanitário com o smartphone na mão conferindo as mensagens, redes sociais, notícias, entre outras tantas possibilidades que esse aparelho nos oferece, aumenta o risco da chamada doença hemorroidária em pessoas com tendência a ela. “O quadro leva a inchaço e inflamação de veias do reto e do ânus, provocando desconforto e sangramento”, conta o proctologista e cirurgião do aparelho digestivo André Augusto Pinto.
“O fato de a pessoa ficar períodos muito longos sentada no vaso, mesmo que não esteja realizando esforço para evacuar, aumenta a pressão abdominal, dificultando o retorno venoso dos vasos dessa região”, explica a coloproctologista Marcella Conz Rodrigues. A recomendação também é válida para todas as situações que levem a esse quadro, como a turma que tem mania de ler enquanto faz suas necessidades.
+++ Xô, prisão de vente! Nutricionista ensina receita de um suco para soltar o intestino
Outros fatores que aumentam a pressão na região do abdômen e, consequentemente, propiciam o aparecimento e o agravamento da doença hemorroidária, são: gestação, esforços físicos intensos e prolongados, obesidade, sedentarismo e esforço evacuatório intenso – ou seja, indivíduos que, com frequência, têm dificuldade para evacuar e ficam fazendo muita força para isso acontecer.
TRATAMENTOS
O tratamento pode ser feito de maneira local, com pomadas ou supositórios, ou cirúrgico, quando uma operação precisa ser feita para retirar os vasos doentes ou algum coágulo. Quem sofre com esse mal deve evitar papel higiênico, pois ele pode piorar ainda mais o quadro, e não ficar muito tempo na mesma posição. Compressas com gelo ou banho de assento morno podem aliviar os sintomas.