Publicidade

Da coluna até a cabeça! Veja como o uso de celular por muito tempo e na posição errada pode provocar dores

Pesquisa aponta que o brasileiro fica, em média, 4,2 horas no celular por dia

Cuidado com o tempo e a postura ao usar celular – Pexels/Greta Hoffman

Cabeça abaixada, mãos digitando e braços segurando o celular: essa é uma das posturas mais comuns que vemos ao nosso redor, desde os transportes públicos até as refeições familiares. E isso é muito mais recorrente no Brasil do que se imagina. Uma pesquisa feita pela Kantar mostrou que o brasileiro passa, em média, 4,2 horas no celular por dia. O excesso do uso do aparelho acarreta diversos problemas, que vão desde a saúde mental até a coluna. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) alerta para o número crescente de pessoas com problemas ortopédicos por conta desse hábito.

Publicidade

O médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho fala sobre estudos realizados no Japão e China. “Constataram que tanto a posição quanto o tempo que se fica olhando para a tela do celular são prejudiciais”. Esse hábito causa cansaço nos olhos, em que a tendência é nos aproximarmos das telas. O médico explica que a cada 3 cm – ou 15 graus – a cabeça – que tem de 5 a 6 quilos – inclinada para frente aumenta o seu peso. “A posição que ficamos dá problema na coluna, que pode ser referida no ombro, região dorsal no pescoço, na coluna dorsal e cervical”. Ele lembra também que isso pode levar, até mesmo, à dor de cabeça.

+++ Obesidade vs articulações! O aumento de peso pode causar sobrecarga e desgaste nessas regiões

+++ Dor no quadril: ortopedista aponta que o ácido hialurônico é um grande aliado para tratar desconforto 

Essa posição pode causar dores, “tanto por tração ligamentar quanto por contratura muscular”, além de incômodos que impedem o raciocínio e, até mesmo, dores de cabeça. O Dr. Luiz Felipe também fala que ao sofrer esses estímulos, o sono também pode acabar prejudicado. Quando se fala de coluna, há a divisão de dores estruturais – disco, faceta e ligamentos – e funcionais (musculares). “Se você mantiver uma tração no peso da cabeça para frente, vai fazer sobrecarga da faceta. Pode provocar, a longo prazo, uma artrose”.  

Publicidade

HÁBITOS QUE DEVEM SER ADOTADOS

  • Deixar o meio da tela passar da altura dos olhos. “É preciso cuidar para que, na hora que o olho cansar, você faça uma aproximação por inteiro, para evitar que a cabeça pese sobre o tronco”;
  • Cabeça ereta;
  • Coluna alinhada;
  • Olhar um ponto fixo.