Publicidade

Avanço da idade! Os problemas na visão com o passar do tempo podem estar associados ao risco de demência, segundo estudo

No Brasil, 49% da população tem catarata e 3 mil sofrem com a degeneração macular

Relação entre problemas na visão e demência – Pexels/Anna Shvets

Conforme a idade avança, a probabilidade de problemas oftalmológicos aumenta. Da dificuldade em focar objetos até o maior esforço para realizar leituras, são muitos os sintomas na visão com o passar do tempo. Um estudo publicado, em setembro, no British Journal of Ophthalmology apontou que doenças como catarata, degeneração macular e problemas de visão por conta de diabetes estão associadas com o risco de demência. 

Publicidade

A pesquisa foi feita com dados de 12 mil pessoas entre 55 e 73 anos, que foram avaliadas entre 2006 e 2010 e acompanhadas até 2021. Durante o estudo, foram diagnosticados 2.304 casos de demência, e constatou-se que o risco da condição para quem sofre com alterações na visão ligadas ao diabetes era de 61%; enquanto 26% correspondeu à degeneração macular e 11% para quem possuía catarata.

+++ Frequência ao oftalmologista ainda é baixo no Brasil

+++ Tchau, óculos! Ana Maria Braga faz cirurgia de catarata e dispensa uso do acessório; entenda tudo sobre o procedimento

No Brasil, a catarata é responsável pela cegueira de 49% da população, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Além disso, um levantamento feito pela Bayer e pelo Ibope mostrou que dos mais de 2 mil entrevistados no Brasil, 74% não tinham conhecimento sobre a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) que afeta 3 milhões de brasileiros. Inclusive, um outro estudo publicado na revista The Lancet mostrou que entre 2010 e 2019 houve um aumento nos casos de cegueira e deficiência visual ao redor do mundo.

Publicidade

CATARATA

“Catarata é a nossa lente do olho, é o cristalino que, ao longo da nossa vida, vai ficando opaco”, explica a oftalmologista Dra. Claudia Del Claro, no vídeo “Catarata – O Que Acontece Se Não Operar a Catarata”, em seu canal do YouTube. “Se você tem um vidro embaçado dentro do seu olho, naturalmente a quantidade de luz que entra nele vai ficando cada vez mais reduzida. E aí que a pessoa começa a ter os sintomas visuais”

A oftalmologista também diz que se não houver operação, essa opacidade vai aumentando de forma gradual e a quantidade de luz também vai diminuindo até levar à cegueira. “Como a catarata é a lente do olho que está embaçada, a única solução para recuperar a visão é a troca desse cristalino. E isso é feito única e exclusivamente através da cirurgia”. A médica explica que o procedimento que se chama facoemulsificação consiste na retirada do cristalino e na implantação de uma lente artificial. “Se você tem catarata, não deixe de consultar o seu oftalmologista periodicamente para acompanhar a evolução”.

Publicidade

DEGENERAÇÃO MACULAR 

“A degeneração macular é uma doença que atinge a mácula, que é a área central da nossa retina, e ela é responsável pela nossa visão de cores, detalhes e central”, explica a Dra. Claudia no vídeo “DMRI – Saiba Tudo sobre Degeneração Macular”, em seu canal do YouTube. A médica também diz que essa é uma doença hereditária, e que alguns dos fatores para o seu desenvolvido são:

Publicidade
  • Exposição solar sem proteção;
  • Tabagismo; 
  • Alimentação desequilibrada e com poucas substâncias antioxidantes. 

Confira mais no vídeo abaixo:

Publicidade