Você come antes de dormir? Costume aumenta fome e diminui queima de calorias, revela estudo
Estudo descobriu o porquê prática faz mal ao nosso organismo, aumentando até mesmo os riscos de obesidade; entenda!
Estudo descobriu o porquê prática faz mal ao nosso organismo, aumentando até mesmo os riscos de obesidade; entenda!
Se você é do tipo de pessoa que adora fazer uma boquinha antes de ir para cama, saiba que isso não pode estar fazendo muito bem a sua saúde! Foi o que revelou um novo estudo do Reino Unido que afirmou que comer uma hora antes de ir dormir pode diminuir os gastos de calorias durante a noite, dando mais fome e até aumentando os riscos de obesidade.
Eles realizaram, então, a pesquisa com um grupo pequeno de 16 pacientes em sobrepeso ou obesos. Divididos em dois grupos, um se alimentava cerca de 4 horas antes de ir para cama, enquanto o outro fazia a refeição bem perto de deitar.
Com todos seguindo horários de sono e alimentação restritos por três dias, o segundo, portanto, apresentou mais fome durante a noite. Segundo os pesquisadores, isso foi resultado da alimentação tarde, que alterou os níveis dos hormônios da fome e saciedade, grelina-leptina.
Como Nina Vujović, autora principal do estudo explica, já se sabia dos malefícios de uma refeição tarde. Mas esse estudo, mesmo que pequeno, conseguiu revelar o porquê, auxiliando em seu controle.
Por fim, Frank Scheer, outro pesquisador, afirma: “Este estudo mostra o impacto da alimentação tardia contra precoce. Só que nós isolamos esses efeitos controlando variáveis que poderiam afetá-las, como ingestão calórica, atividade física, sono e exposição à luz. Ainda assim, na vida real, muitos desses fatores podem ser influenciados pelo horário das refeições.”
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!