Publicidade

Anota aí! 9 dicas para uma vida longa e saudável

Especialistas reúnem 9 dicas que vão te ajudar, de maneira simples e fácil, adaptar sua rotina para uma vida mais longa e saudável; confira!

Especialistas reúnem 9 dicas que vão te ajudar, de maneira simples e fácil, adaptar sua rotina para uma vida mais longa e saudável; confira!
9 dicas para uma vida longa e saudável – Pexels/ ANTONI SHKRABA production

Para muitos, seu maior objetivo em terra é ter uma vida longa e saudável, não é mesmo? Mas, apesar de parecer difícil, às vezes nós mesmos estamos nos sabotando e não cumprindo com cuidados básicos conosco mesmos que são essenciais nessa busca.

Publicidade

Por isso, especialistas listam 9 dicas importantes para você que está nessa meta. Confira:

9 dicas para uma vida longa e saudável!

Tenha ossos fortes

Para Dr. Haroldo Chagas, neurocirurgião e chefe da neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa, os cuidados com os ossos são fundamentais. “Você sabe o que deixa os seus ossos mais fortes? Invista em alimentos ricos em cálcio!”, explica. “Esse mineral corresponde a cerca de 70% da composição dos ossos – por isso, a deficiência desse nutriente pode ser muito prejudicial à saúde óssea.

Além disso, ele aponta: “Invista em alimentos ricos em vitamina D. Ela é a responsável pela absorção do cálcio pelos ossos. Exercite-se! O fortalecimento ósseo através da prática constante de exercícios físicos, como caminhadas e musculação, é essencial para que tenhamos sempre ossos saudáveis”.

Consuma vitamina K₂ para prevenção de doenças

Para prevenção de doenças, a infectologista e especialista em medicina integrativa, Flávia Cohen, recomenda a “VITAMINA K₂, mais conhecida como a vitamina ANTIDOENÇA e apelidada de GPS do CÁLCIO”.

Publicidade

Segundo ela, a vitamina é “importante para a saúde cardiovascular e restauração óssea; para prevenção da calcificação sistêmica e ação anti inflamatória; para regulação da expressão gênica; além disso, é anti câncer (induz apoptose); é neuroprotetora, já que protege contra o Alzheimer; e também participa da coagulação, mineralização e elasticidade vascular”, revela.

Controle a Vitamina D

“A vitamina D, na verdade, é um hormônio e ele precisa ser produzido pelo nosso corpo através de estímulos, como a luz e radiação solar”, continua a explicar a infectologista. “Por isso, disponha de 20 minutos por dia para tomar sol, de preferência com o corpo 80% desnudo. Faça isso um hábito, principalmente em dias ensolarados depois de muitos dias frios – onde isso não é tão agradável”.

No entanto, Flávia orienta: “escolha os horários entre as 10h e 16h, para a radiação solar se converter em hormônio, e assim, fortalecer o sistema imunológico. Se ainda assim encontram-se taxas baixíssimas, é necessário a suplementação, que não se refere somente à falta ou necessidade de reposição, mas sim como instrumento fortalecedor para a saúde e integridade física”.

Publicidade
Mantenha seu corpo em movimento

A sarcopenia é a perda de massa muscular que ocorre naturalmente após os 50 anos. A cada ano perdemos em média de 1 a 2% de massa magra. Por isso, a Dra. destaca a importância da prática de atividades físicas.

“Você já se movimentou hoje? Hábitos saudáveis são as condições para um corpo saudável e o MOVIMENTO é um deles… Seja uma atividade leve, moderada ou intensa: FAÇA, os benefícios vão desde os estímulos para produção de hormônios à saúde do coração”, aconselha.

Mantenha-se ativo socialmente

A biomédica especialista em longevidade, Dra. Adriana Lima, orienta que com o passar do tempo, muitas pessoas que alcançam a longevidade acabam se isolando. Isso pode ocorrer devido às mudanças naturais que acontecem na rotina com o passar dos anos. Para evitar o problema a especialista recomenda: “Aceite o convite dos amigos e da família para programas e passeios e de maneira nenhuma viva de forma isolada.

Publicidade

“Manter-se ativo socialmente aumenta os níveis de bem-estar, além de ajudar na manutenção da memória. Mesmo que esteja um pouco indisposto, faça um esforço para passar um tempo com as pessoas que você gosta”, além disso, destaca.

Tome chá

Adriana Lima, portanto, recomenda ainda a ingestão do chá uma vez por dia. Segundo a profissional, em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.

Medite

A psicologa Ivana Cabral, especialista em reprogramação mental, indica para uma longevidade saudável a prática do silêncio: “Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente”.

Publicidade
Perdoe

Além disso, a especialista recomenda também a prática do perdão. “Perdoar é uma atitude nobre. Mesmo se a mágoa e a raiva já se instalaram. E o fato mais importante a destacar é que guardar rancor por um tempo prolongado só traz mais sofrimento, físico e mental”, revela.

Seja grato

Por fim, Ivana afirma que a gratidão é essencial para a longevidade: “Seja grato até pelos seus momentos de dificuldade, eles te fazem mais forte, eles fazem você ser a sua melhor versão”.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!