Publicidade

Pare para se exercitar: Ficar muito tempo sentado é tão perigoso quanto fumar

Especialista vascular relata riscos à saúde de ficar muito tempo sentado e ainda indica série de exercícios para fazer em casa mesmo e se prevenir

Especialista relata riscos à saúde de ficar muito tempo sentado e ainda indica série de exercícios para fazer em casa mesmo e se prevenir
Especialista alerta como ficar muito tempo sentado é tão perigoso quanto fumar – Pexels/Nataliya Vaitkevich

Se sua rotina exige que você passe muito tempo sentado, saiba que ela pode estar fazendo estragos em sua saúde tanto quanto os de fumantes. Segundo o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, isso ocorre porque nosso corpo não foi “projetado” para estar sempre em movimento e o sedentarismo, dificulta o retorno venoso, além de diminuir o gasto calórico diário.

Publicidade

O especialista, então, explica que a posição desfavorece o retorno do sangue para o coração. Isso leva ao aparecimento de edemas nos membros inferiores e até varizes. “É um sintoma comum sentir um peso e um cansaço nas pernas por causa dessa dificuldade do retorno venoso”, relata.

Ele, portanto, destaca a atividade física como uma boa alidada para pessoas que vivem essa rotina muito sentada. Isso porque elas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço: “Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, prevenindo o risco de doenças e complicações”.

Especialista lista aliados para pessoas quem fica muito tempo sentado se prevenirem

O médico, portanto, indica a caminhada pela casa mesmo a cada 50 minutos sentado, para aumentar a velocidade do fluxo do sangue nas veias. “Se for ficar muito tempo sentado, aproveite a posição para, de vez em quando, elevar a ponta do pé em direção ao tornozelo”, relatou. “O uso de meias elásticas também é interessante porque elas melhoram o retorno do sangue ao coração”.

Além disso, ele aconselha uma vista anual ao especialista vascular, para evitar quaisquer progressões de problemas. “As varizes as chances de trombose venosa profunda, que podem causar amputações e colocar a vida em risco”, completa.

Publicidade

Por fim, Dr. Caio lista alguns exercícios físicos que melhoram a circulação e o retorno venoso e que podem ser feitos até dentro de casa:

– O alongamento, considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.

– Simulação de andar de bicicleta, deitado no chão ou em um colchonete, assegure-se de colocar as costas contra o chão e as mãos atrás da nuca. Levante as pernas e simule o pedalar durante 1 minuto, descanse e retome.

Publicidade

– Flexões dos pés, em que sentado em uma cadeira com os calcanhares apoiados no chão. Levante as pontas dos dedos e as mantenha elevadas por alguns segundos. Depois, abaixe e levante os calcanhares de forma alternada. Complete 20 repetições com cada pé.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade