Publicidade

Vai uma cervejinha? Duas doses de álcool por dia diminuem riscos de demência em idosos

Se consumida moderadamente, dose diária de cerveja, após os 60 anos, auxilia na prevenção de demências e doenças mentais

Se consumida moderadamente, dose diária de cerveja, após os 60 anos, auxilia na prevenção de demências e doenças mentais
Outras bebidas alcoólicas também auxiliam na prevenção de doenças – Freepik

Se você adora tomar uma cerveja, os pesquisadores tem uma boa notícia: até duas doses por dia, acima dos 60 anos, reduz os riscos de demência! Isso mesmo, segundo os cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, a bebida auxilia na prevenção de doenças mentais.

Publicidade

O estudo, então, analisou o caso de mais de 25 mil pessoas de todo o mundo. Assim, aqueles que tinham um consumo moderado da bebida diariamente tiveram incidências de demências 28% menor do que entre aqueles que não a bebiam.

“O estudo atual encontrou evidências consistentes para sugerir que a abstinência de álcool na vida adulta está associada ao aumento do risco de demência internacionalmente”, explicam os pesquisadores em comunicado.

Mas, apesar do sucesso do estudo, os pesquisadores alertam sobre a dosagem diária que devemos consumida.

Para diminuir riscos de demência, consumo diário de cerveja deve ser controlado

De acordo com a pesquisa, os resultados só foram efetivos naqueles que tiveram um consumo controlado da bebida. Eles, portanto, explicam que apenas deve-se beber até 40 gramas por dia, acima dos 60 anos.

Publicidade

Além disso, destacam: uma lata de cerveja tem 10 gramas. Mas consumir mais do que duas, por dia, pode aumentar, ao invés de diminuir, os riscos.

“Esses achados precisam ser equilibrados com evidências de neuroimagem sugerindo que mesmo níveis baixos de uso de álcool estão associados a uma pior saúde cerebral, bem como a relações dose-resposta entre o uso de álcool e outros resultados de saúde, incluindo alguns tipos de câncer. Por essas razões, não se recomenda aconselhar aqueles que atualmente se abstêm a começar a beber”, explicam, por fim.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade