Tomar uma cerveja por dia pode melhorar sua saúde; entenda como!
Pesquisa de Portugal aponta o consumo positivo de cerveja diária e explica sua ação contra doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2
Pesquisa de Portugal aponta o consumo positivo de cerveja diária e explica sua ação contra doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2
Um recente estudo português, publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, chegou a uma conclusão esperançosa para aqueles amantes de uma ‘brejinha’: tomar uma cerveja por dia irá melhorar a sua saúde!
A ideia já havia sido proposta por outros estudos, anteriormente, mas nunca tinha chego à uma conclusão. Apesar disso, pesquisadores da Universidade NOVA de Lisboa descobriram a ‘medida certa’ para o funcionamento efetivo.
A pesquisa analisou 22 homens, entre 23 e 58 anos, saudáveis. Divididos em dois grupos, os voluntários consumiram 330ml de cerveja (alcóolica ou não alcóolica) durante o jantar, por um mês. Eles não alteraram sua alimentação ou rotina de exercícios.
E, ao fim do período, ambos tiveram um aumento de 7% de bactérias no intestino. Aponta-se que um baixo nível das mesmas resulta em diabetes ou doenças do coração – ou seja, a cerveja diária tem preventivo contra elas!
Seu resultado positivo seria porque o lúpulo da cerveja é uma fonte de polifenóis. E eles são micronutrientes altamente antioxidantes que auxiliam na nossa saúde.
O hábito, então, funcionará como um expansor de bactérias boas no intestino. E assim terá chances de reduzir o risco daquela pessoa desenvolver diabetes tipo 2 ou até doenças cardíacas.
Todo o sucesso do estudo, no entanto, passou pelo questionamento sobre o ganho de peso desses pacientes. Apesar do consumo, nenhum deles apresentou um aumento de massa gorda ou dos níveis de colesterol.
Os pesquisadores ainda destacaram um outro fator essencial para a saúde. Como comprovado, a cerveja sem álcool também melhora os índices. Por isso, recomenda-se o consumo diário da mesma, já que o teor alcóolico aumenta o risco de doenças, como o câncer.
E aí, já abriu sua ‘cervejinha’ hoje?