Publicidade

The Crown: produção de série sobre rainha Elizabeth enfrenta infestação com risco de câncer

Estúdio onde série é produzida está com suspeitas de exposição a amianto, componente com severos riscos de doenças pulmonares e cânceres

Estúdio onde série é produzida está com suspeitas de exposição a amianto, componente com severos riscos de doenças pulmonares e cânceres
Série retrata todo reinado de Elizabeth II – Divulgação/Netflix

A série The Crown, da Netflix, se tornou um tremendo sucesso por mostrar, desde sua posse, o reinado da rainha Elizabeth II, falecida no último dia 8 de setembro.

Publicidade

Com o anúncio de sua morte, então, a série havia anunciado uma breve pausa nas gravações da nova temporada, em respeito à monarca. No entanto, uma semana depois, eles correm risco de uma nova interrupção, após uma possível infecção no set.

Segundo o portal britânico The Sun, descobriram nos estúdios de gravação da série resíduos de amianto. A fibra mineral, apesar de muito utilizada em indústrias têxteis, apresenta um terço de todos os cânceres relacionados ao trabalho; os dados são do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

“Uma série de doenças está relacionada à exposição ao amianto. As principais atingem o aparelho respiratório, especialmente o tecido pulmonar. Estima-se que essa exposição cause mais de 200 mil mortes por ano no mundo por câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose”, afirma o instituto brasileiro.

Por seus severos riscos, por exemplo, o mineral é proibido em construções civis de diversos países, como a própria Inglaterra, onde ocorrem as gravações.

Publicidade

Com possível infestação no set, The Crown corre risco de segunda pausa nas gravações

“Como medida de precaução, estamos organizando verificações de amianto em algumas áreas da Elstree Film Studios para garantir que atendam aos padrões de saúde e segurança”, explica um porta voz do estúdio. “Retomaram as operações assim que concluírem as investigações e qualquer trabalho corretivo necessário”.

Os produtores da série da Netflix, no entanto, aguardam mais informações para definir os rumos das gravações da sexta temporada. “The Crown não está filmando nas áreas afetadas neste momento e a produção continua conforme planejado. Aguardamos mais informações da Elstree com relação a qualquer trabalho de correção necessário”, pontuam, por fim.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade