Publicidade

Morre rainha Elizabeth II, aos 96 anos, em Balmoral, na Escócia

Com sete décadas de reinado, Rainha Elizabeth II do Reino Unido faleceu nesta quinta-feira, após uma piora de saúde

Monarca se tornou a britânica que permaneceu mais tempo no trono – Getty Images/Kirsty O’Connor/WPA Pool
Monarca se tornou a britânica que permaneceu mais tempo no trono – Getty Images/Kirsty O’Connor/WPA Pool

Faleceu nesta quinta-feira, dia 8, Rainha Elizabeth II do Reino Unido, aos 96 anos. A monarca, que esteve no poder por 70 anos, foi colocada sob supervisão ainda nesta quinta-feira, 8, após equipe médica expressar preocupação com seu quadro de saúde. O motivo de sua morte não foi revelado pelas autoridades britânicas.

Publicidade

A informação foi confirmada pelo palácio de Buckingham, que afirmou que a rainha ainda ficará em Balmoral e será levada para Londres amanhã. Ainda não há informações sobre seu velório.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926. A herdeira ao trono recebeu a coroa aos 26 anos, após o falecimento de seu pai e abdicação de seu tio, príncipe Edward VIII. Neste ano, ela se tornou a monarca há mais tempo no trono, totalizando 70 anos.

A rainha é mãe de quatro filhos, Charles, Annie, Andrew, e Edward. Além disso, seu marido, príncipe Phillip, faleceu no último ano, após um agravamento de suas condições cardíacas.

Rainha Elizabeth II enfrentava agravamento de saúde desde outubro de 2021

Desde outubro de 2021, a saúde da monarca já era motivo de preocupação entre os membros da realeza. Na época, a rainha Elizabeth II realizou a uma série de exames que nunca foram detalhados à imprensa e, desde então, sua agenda de compromissos reais mudou.

Publicidade

“Problemas de mobilidade episódicos” foi o termo usado pelo Palácio de Buckingham para então definir a condição que a deixou com dificuldade de andar e ficar em pé.

As aparições públicas, portanto, se tornaram mais raras e a soberana também adotou as bengalas para ajudá-la na locomoção.

Em maio de 2022, pela primeira vez na história de seu reinado, a monarca não comandou a abertura oficial do Parlamento do país. Na ocasião, quem fez o tradicional discurso de inauguração do ano legislativo foi o príncipe Charles, herdeiro do trono.

Publicidade

No entanto, a rainha fez outras aparições recentes, como em seu Jubileu, em junho desse ano, além de uma breve aparição, nesta terça-feira, 06, ao conceder o título de primeira-ministra à Liz Truss.