Spray nasal que previne Alzheimer e outras doenças convulsivas é desenvolvido
Segundo cientistas responsáveis, tratamento com spray nasal combate as convulsões causadas pelo Alzheimer; confira!
Segundo cientistas responsáveis, tratamento com spray nasal combate as convulsões causadas pelo Alzheimer; confira!
Um spray nasal que previne o Alzheimer está sendo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Geórgia da Universidade Augusta, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, ele é capaz de controlar a atividade elétrica que afeta 50% dos pacientes com demências.
A partir de um peptídeo desenvolvido por eles, o spray inibe a ação da proteína neurabina, impedindo a hiperexcitabilidade dos neurônios, provocando convulsões.
Por conta dessa ação, portanto, o spray ainda pode ser uma prevenção para demais doenças convulsivas. Uma vez que sua ação é, principalmente, contra os neurônios que causam as convulsões. Segundo os pesquisadores, além disso, o peptídeo ainda reduziu as mortes de neurônios que o Alzheimer causa.
Agora, os pesquisadores buscam entender qual a melhor dosagem para o spray nasal e pretende iniciar ensaios clínicos em breve.
Segundo estudo da Universidade de Cambridge e London College, os remédios que apresentam eficácia são aqueles que agem junto da noradrenalina, responsável pelo processo cognitivo de aprendizado, concentração e controle emocional. E, logo nos estágios inciais do Alzheimer, a doença acaba afetando principalmente a área que controla a noradrenalina, o que causa sintomas como a demência.