Publicidade

Fadiga e ganho de peso podem ser sinais prévios de problemas cardiovasculares

De acordo com estudo, esses sintomas estão ligados à seis doenças cardiovasculares que mais matam no mundo atualmente

De acordo com estudo, esses sintomas estão ligados à seis doenças cardiovasculares que mais matam no mundo atualmente
Além disso, estudo apontou que mulheres relatam mais desses sintomas que homem – Freepik

Um novo estudo da Associação Americana do Coração publicou nessa quinta-feira, 18 de agosto, que dores no estômago e depressão, por exemplo, são sinais, não muito conhecidos, de seis problemas cardiovasculares.

Publicidade

“Algumas pessoas podem não considerar sintomas como fadiga, distúrbios do sono, ganho de peso e depressão como importantes ou relacionados a doenças cardiovasculares. No entanto, pesquisas indicam que sintomas sutis como esses podem prever eventos agudos e a necessidade de hospitalização”, afirma Corrine Y. Jurgens, presidente do comitê de redação da declaração científica.

Segundo pesquisa, esses sintomas estão ligados, portanto, a seis doenças que são a principal causa de morte no mundo atualmente: ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença valvular, acidente vascular cerebral, distúrbios do ritmo cardíaco e doença arterial periférica.

Hoje em dia, os principais sintomas listados são apenas dor no peito, formigamento e calafrios. Mas, dor de estômago, náuseas, vômitos e perda de apetite, cansaço, fadiga, insônia, distúrbios do humor e disfunção cognitiva também são sinais prévios dessas condições.

Estudo ainda revela quais sinais de problemas cardiovasculares são mais comuns em mulheres ou homens

De acordo com o estudo, além disso, mulheres geralmente relatam mais sintomas que homem quando sofrem um ataque cardíaco.

Publicidade

Não só isso, “na insuficiência cardíaca, as mulheres relatam náuseas, palpitações e alterações digestivas, além de níveis mais intensos de dor (em outras áreas do corpo, não apenas no peito), inchaço e sudorese”, afirma a pesquisa.