Publicidade

Sensação de beber água é a mesma de prazer durante o sexo, aponta estudo

Segundo pesquisa, sensação de prazer de beber água quando se está com sede é a mesma oferecida pelo sexo; entenda o motivo!

Segundo pesquisa, sensação de prazer de beber água quando se está com sede é a mesma oferecida pelo sexo, por conta da dopamina
Dopamina também é liberada quando bebemos água – Freepik

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Howard Hughes Medical Institute, dos Estados Unidos, revelaram uma relação curiosa: a sensação de beber água, quando se está com sede, é a mesma do prazer do sexo.

Publicidade

Segundo a pesquisa, publicada na revista Nature, a origem dessa sensação é a dopamina. O neurotransmissor é liberado pelo cérebro, durante o ato sexual. No entanto, o novo estudo descobriu que outra parte do nosso cérebro também o libera, em outros momentos, como quando estamos com sede e bebemos água.

Outros estudos já apontaram que a dopamina também age quando comemos algo que gostamos, principalmente doces e comidas gordurosas. No entanto, a nova pesquisa aprofundou-se e descobriu mais detalhes sobre sua atuação.

Dopamina liberada em outra região do cérebro é a responsável por sensação de prazer de beber água ser igual a do sexo

O estudo fez toda sua análise a partir de camundongos, que apresentam uma estrutura cerebral semelhante à humana. Portanto, eles monitoraram as ondas que vinham da área tegmental ventral (VTA), medindo a dopamina antes, quando os roedores estavam com sede, enquanto tomavam água e depois.

Assim, percebeu-se que os níveis começaram a subir logo quando os animais ingeriram a água. Além disso, percebeu-se que, minutos após matarem a sede, a dopamina subiu mais uma vez, quando o líquido chegou ao cérebro.

Publicidade

Por fim, o estudo buscou também adicionar sal nas águas e oferecer o líquido em garrafas diferentes. Em todas, o nível de dopamina foi enfraquecido, por conta dos fatores desidratantes.