Publicidade

Quase uma década depois, EUA tem primeiro caso de poliomielite

Paciente nos Estados Unidos com poliomielite não estava vacinado e desenvolveu um quadro grave da doença

Quase uma década depois, EUA tem primeiro caso de poliomielite
Quase uma década depois, EUA tem primeiro caso de poliomielite – Unsplash/CDC

Desde 2013, os Estados Unidos não registrava casos de poliomielite. Mas esse cenário mudou na quinta-feira, 21. Trata-se de um paciente que reside em Nova York, que foi diagnosticado com a doença, conforme autoridades de saúde estaduais. Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a doença é provocada pelo poliovírus, e a vacinação é a única maneira de prevenir a infecção da enfermidade.

Publicidade

PACIENTE COM POLIOMIELITE NÃO ESTAVA VACINADO

O paciente contaminado não estava vacinado contra doença. Autoridades afirmam que a infecção pode ter ocorrido de uma pessoa vacinada que estava com o vírus enfraquecido no organismo. Conforme o Ministério da Saúde, a infecção ocorre pode meio de contato com fezes ou secreções da boca de uma pessoa com a doença. A poliomielite pode levar a quadros de paralisia.

O paciente nos EUA, que não teve a identidade divulgada, não está em estado contagioso, porém, desenvolveu paralisia e chegou a ser hospitalizado. Nos quadros graves da doença, ocorrem paralisias musculares, em que os membros inferiores são os mais afetados pela doença.

No Brasil, autoridades alertam para o risco da volta da doença, já que a cobertura vacinal contra a poliomielite tem caído no país. A vacinação não chega a meta de 95% do público-alvo desde 2015. O Ministério da Saúde reforça qie todas as crianças menores de cinco anos precisam ser imunizadas no esquema de proteção contra a doença.

Publicidade