Paciente recebe transplante duplo de mãos: “Fazem parte de mim”

O paciente passou por uma técnica inédita de transplante duplo de mãos, após sofrer com doença rara chamada esclerodermia; Confira a história!

Homem recebe transplante de mãos
Homem recebe transplante de mãos – Unsplash/Nadine Shaabana

Um transplante duplo de mãos foi o procedimento passado pelo escocês Steven Gallagher. Após sofrer um longo período de dores por conta de uma doença rara chamada esclerodermia, o paciente de 48 anos disse à BBC, que ganhou uma nova vida em meio a terapias para se adaptar com as novas mãos que recebeu.

Publicidade

As mãos de Steven foram gravemente impactadas pela esclerodermia, uma doença autoimune que provoca cicatrizes tanto na pele quanto nos órgãos internos. “Minhas mãos começaram a se fechar, chegou ao ponto em que eram basicamente dois punhos, minhas mãos ficaram inutilizáveis”, relatou o paciente.

TRANSPLANTE DE PACIENTE FOI REALIZADO COM AS MÃOS DE UM DOADOR MORTO

Em meio a uma palestra, Steven ficou sabendo de uma possibilidade de uma técnica para pessoas que sofriam com esclerodermia. Após correr atrás dessa alternativa, o paciente passou pelo procedimento em que suas mãos danificadas foram removidas e, no lugar, a equipe médica realizou o transplante com as mãos de um doador morto. O procedimento com essa técnica parece ter sido o primeiro a ser realizado. O paciente foi transplantado em uma cirurgia que durou 12 horas.

“Tenho muito mais movimento agora do que tinha antes. Sinto que as mãos fazem parte de mim. É como se elas tivessem sido consertadas. Agora, cerca de cinco meses após meu transplante, posso mover os dedos, polegares, e também os pulsos”, disse Steven Gallagher em comunicado.

Homem recebe transplante de mãos
Homem recebe transplante de mãos – Foto/Reprodução/PA MEDIA

Publicidade