Brasil é o terceiro país do mundo que mais realiza transplante de rim

Dos transplantes de órgãos realizados no Brasil, o de rins representa 70% desse tipo de procedimento

Brasil é um dos países que mais realiza transplante de rim – Freepik/WangXiNa

O ano de 2021 foi marcado por mais de quatro mil transplantes de rins no Brasil. Aliás, o país é o terceiro do mundo que mais realiza este procedimento com o órgão que tem o formato de um feijão. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 10, Dia Mundial do Rim. 

Publicidade

Conforme a pasta, mais de dez milhões de brasileiros sofrem com doenças no órgão que elimina toxinas do corpo e filtra o sangue. Aliás, é quando essas enfermidades renais se agravam e evoluem para uma insuficiência irreversível que, geralmente, o transplante de rins pode ser cogitado e realizado no paciente, conforme avaliações médicas. 

+++ Insuficiência renal pode levar ao coma: entenda o que causa a doença

+++ SUS é responsável por 88% dos transplantes no Brasil. Em 2021, foram realizadas 12 mil cirurgias do tipo

TRANSPLANTE DE RIM REPRESENTA 70% DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NO BRASIL

Dentre os transplantes de órgãos realizados no Brasil, o de rim representa 70% desse tipo de procedimento. Ainda, 90% deles são responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doação de rim pode ser feita tanto por pessoas vivas – pois a função do órgão continua mesmo com apenas um deles – quanto por falecidos. 

Publicidade

“Atualmente, existem 729 estabelecimentos de saúde habilitados na alta complexidade para cuidado de doenças renais crônicas no SUS, com oferta de hemodiálise, diálise peritoneal e cuidado do pré-dialítico”, disse o ministério, em nota, complementando que a pasta fez um investimento de R$ 3,2 bilhões para tratamentos de doenças renais.