Publicidade

Novo aparelho consegue monitorar Parkinson em casa

Dispositivo sem fio consegue enviar aos médicos e especialistas respostas sobre progressão do Parkinson diretamente da casa do paciente

Aparelho sem fio consegue enviar aos médicos e especialistas respostas sobre progressão do Parkinson diretamente da casa do paciente
Novo aparelho consegue monitorar Parkinson em casa – Freepik

Consegue imaginar um simples aparelho diagnosticando e analisando os avanços do Mal de Parkinson direto da casa do próprio paciente? Sim, foi o que desenvolveram cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)!

Publicidade

Segundo os pesquisadores, ele tem um tamanho de um roteador de internet e funciona a partir de sinais de rádio refletidos no diagnosticado com a doença. Assim, por meio delas, consegue-se controlar os dados da doença e sua progressão. Ele, além disso, não necessita de nenhum fio, facilitando seu uso.

Novo aparelho consegue monitorar Parkinson em casa

A ideia da criação do aparelho surgiu, portanto, a partir da ideia de “poder ter um aparelho em casa que pode monitorar um paciente e informar ao médico remotamente sobre a progressão da doença e a resposta à medicação do paciente, para que ele possa atendê-lo mesmo quando ele não vá à clínica”, como explica uma das autoras do estudo, Dina Katabi.

Eles realizaram os testes do dispositivo, então, em 50 pacientes, sendo 35 deles já diagnosticados com a doença. Mas, apesar do sucesso do estudo, eles ainda enfretam algumas barreiras, como entender como o movimento das pessoas afeta a atuação do medicamento e a captação das ondas.

Por agora, eles pretendem expandir os estudos dos dispositivo para que ele seja disponibilizado em breve, a fim de “contribui muito para melhorar a equidade e o acesso”, destaca a cientista.

Publicidade

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!