Inverno chegou! Quais cuidados tomar para evitar a crise de asma nessa época?
Na estação mais fria, casos de crise de asma disparam, mas podem ser evitados; veja quais as melhores medidas preventivas para a doença crônica
Na estação mais fria, casos de crise de asma disparam, mas podem ser evitados; veja quais as melhores medidas preventivas para a doença crônica
Com a chegada da estação mais fria do ano, as preocupações com doenças respiratórias disparam. Uma das mais preocupantes, com certeza, é a asma, tipo de doença crônica muito comum e que atinge milhões de crianças e adultos.
A inflamação crônica afeta as vias aéreas e/ou os brônquios, causando dificuldade para respirar, tosse, sensação de aperto no peito e até chiado no pulmão. Em casos mais graves, além disso, pode desencadear lábios com coloração arroxeada, confusão mental, sonolência, pulsação rápida e sudorese.
O outono e inverno, então, preocupam os pacientes, já que o tempo frio e seco acaba fazendo com que a condição ocorra mais facilmente. Apesar disso, existem medidas preventivas que podem ajudar a quem sofre com a asma.
Algumas das principais medidas efetivas, então, para amenizar a crise durante esse período são: evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação; manter a casa arejada; praticar exercícios físicos controlados regularmente e manter o tratamento de medicamentos recomendados pelo seu médico.
Vale lembrar que apesar de ser possível controlar alguns de seus sintomas, a doença ainda não tem uma cura. Mesmo assim, médicos alertam que pacientes vivem uma vida ‘comum’ quando mantêm o tratamento correto e afastado de agentes causadores das crises.