Publicidade

França controla consumo de embutidos para prevenir câncer

Agência sanitária da França anunciou medida controladora do consumo de embutidos no país para tentar reduzir casos de câncer

Agência sanitária da França anunciou medida controladora do consumo de embutidos no país para tentar reduzir casos de câncer
Medida preventiva prevê reduzir casos de câncer colorretal – Pexels / Nicolas Postiglioni

A Agência Nacional de Segurança Alimentar (Anses) da França anunciou nesta terça-feira, 12 de julho, uma nova medida preventiva a respeito do consumo de embutidos.

Publicidade

Tudo começou com a confirmação, a partir de estudos, da relação entre o câncer colorretal e a exposição a nitratos e nitritos, componentes presentes em alimentos embutidos – como presuntos, linguiças, etc.

Segundo a Anses, a carne processada está classificada como cancerígena, na categoria 1. Além disso, os nitritos presentes nos embutidos são classificados na categoria 2A. Já os nitratos, menos de 4% da exposição aos nitratos é consequência do consumo.

Mesmo assim, ambos são utilizados na produção de embutidos para conservação a longo prazo dos produtos e evitar a contaminação de bactérias, além de garantir sua coloração vermelha.

França já reduzia uso de aditivos em embutidos, mas recomendação agora é para a população

Por conta dos riscos já conhecidos há um tempo, a indústria francesa já havia reduzido o uso de aditivos nitrato e nitrito. No entanto, a Anses agora anunciou a recomendação para a população: “recomenda-se consumir, no máximo, 150 gramas de embutidos por semana”.

Publicidade

A medida preventiva surgiu após, todos os anos, cerca de 180 mil pessoas na França morrerem de câncer colorretal.