Publicidade

Dor e formigamento na mão? Saiba como identificar e cuidar dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo

Uma pessoa que faz esforços repetitivos com as mãos como escrever, digitar ou trabalhar no celular, pode desenvolver a Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba como identificar e cuidar dos sintomas
Síndrome do Túnel do Carpo: saiba como identificar e cuidar dos sintomas – FREEPIK/rawpixel.com

Você sabia que uma pessoa que faz esforços repetitivos com as mãos como escrever, digitar ou trabalhar no celular, pode desenvolver a Síndrome do Túnel do Carpo? Pois é.

Publicidade

Sabe aquela dor e formigamento nas mãos quando você deita em cima do braço? Nada mais é do que a compressão de um nervo – chamado nervo mediano – que fica entre a mão e o punho, causando a síndrome túnel do carpo. De acordo com o médico ortopedista Thiago Felipe dos Santos Barros, o nome é complicado, mas a doença tem tratamento.

“Essa doença é uma síndrome acusada pela compressão do nervo mediano no punho. A causa principal da síndrome do túnel do carpo são as L.E.R. (Lesões do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome”, explicou.

Síndrome do Túnel do Carpo: sintomas e tratamento

Conforme o médico, os sintomas mais frequentes são dor, dormência e formigamentos na mão, que podem acordar a pessoa à noite pelo desconforto que causam.

“A diminuição da força muscular na mão, assim como a sensação de dedos inchados e dificuldade na coordenação motora dos dedos das mãos também são sintomas frequentes”, disse.

Publicidade

O médico também afirmou que o tratamento leva em consideração o grau de comprometimento da doença.

“Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o punho a noite e o uso de anti-inflamatório não-hormonal. Nos casos mais graves e naqueles em que não houve melhora com o tratamento clínico, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico da doença para liberar o nervo comprimido dentro do túnel do carpo”, finalizou.

**

Publicidade

Sobre Thiago Felipe dos Santos Barros

Médico ortopedista especialista em mãos, graduado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, entre 2006 e 2011. Tem experiência em grandes hospitais como: Hospital 9 de julho, Santa Catarina e Samaritano

Instagram:
@dr.thiagobarros.cirurgiadamao
(11) 94523-3545

Publicidade