Publicidade

Banho de água gelada ajuda contra diabetes tipo 2; entenda como!

Com temperaturas abaixo de 10 ºC, pesquisadores avaliaram potenciais do banho gelado nos controle dos níveis de açúcar no sangue!

Com temperaturas abaixo de 10 ºC, pesquisadores avaliaram potenciais do banho gelado nos controle dos níveis de açúcar no sangue!
Tremores do frio auxiliam na queda dos níveis de açúcar – Freepik

Você encararia aquele banho com água gelada, seja no dia-a-dia, piscina, ou até mesmo no mar, que te fez tremer de frio? Bom, se você tiver diabetes tipo 2, talvez deveria tentar. Isso porque um novo estudo holandês da Universidade de Maastricht, apresentado na convenção anual Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, revelou que esse contato pode reduzir os níveis de açúcares no sangue!

Publicidade

Realizaram a pesquisa, então, com 15 voluntários entre 40 e 75 anos, todos em sobrepeso ou níveis de obesidade. Eles se submeteram a banhos gelados, em cerca de 10 °C, por cerca de uma hora por dia, durante 10 dias consecutivos.

No entanto, ao invés de imergirem na água ‘congelante’ de vez, eles utilizavam um traje especial que diminuía sua temperatura corporal aos poucos. Desse modo, os induziam, gradualmente, a sentirem calafrios, provocando tremores.

Os resultados, portanto, foram surpreendentes: os níveis de açúcares em seus sangues reduziu, em média, em 6%!

Por que banho com água gelada auxiliam pacientes com diabetes?

Segundo Adam Sellers, um dos pesquisadores, isso ocorre porque “a gordura marrom é um sistema metabólico de aquecimento do nosso corpo que queima calorias. Isso gera calor e evita que as calorias sejam depositadas como gordura branca normal. A gordura marrom é ativada durante o frio e quando comemos, mas sua atividade é menor em pessoas mais velhas e em indivíduos com obesidade e diabetes”.

Publicidade

Ou seja, como o corpo ativa as reservas de gordura marrom para gerar calor, acaba gastando mais energia, assim eliminando mais fácil a glicose.

Por agora, eles pretendem estender o estudo e entender como os tremores auxiliam a saúde, de modo geral, e não só em pacientes com diabetes.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade