Publicidade

Tratamento de apenas 1 injeção mensal contra o HIV é aprovado na Europa

O método ajuda aqueles que lutam com os comprimidos diários

Tratamento de apenas 1 injeção mensal contra o HIV é aprovado na Europa – Pexels

A União Europeia aprovou um tratamento inovador para o HIV – o primeiro injetável completo, de longa duração, em uma ou duas doses por mês, considerado por muitos especialistas um “divisor de águas”.

Publicidade

O tratamento consiste em dois medicamentos conhecidos como cabotegravir e rilpivirina, esta última desenvolvida pela Janssen Pharmaceutical Companies, que são injetados uma vez por mês, ou uma vez a cada dois meses, por um profissional de saúde, nas nádegas.

Isso reduz o número de vezes que uma pessoa que vive com HIV recebe tratamento por várias pílulas diárias e foi considerado tão eficaz quanto a terapia antiviral atual nos ensaios clínicos para manter a supressão viral.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais 

E, a autorização é um resultado surpreendente, visto que os testes deveriam ser conduzidos até 2022 – eles foram interrompidos no início deste ano, depois que os medicamentos provaram tanto sucesso.

Publicidade

Depois de ter sido autorizado pela comissão, o braço executivo da UE, todos os 27 estados membros agora poderão acessar o regime. Os médicos especialistas saudaram a autorização do tratamento “inovador”, destacando que o antirretroviral injetável apresenta uma opção alternativa para quem não tem ou não quer tomar um comprimido diário.