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Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa

O vegetal também é rico em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio

VIVA SAÚDE Publicado quinta 5 novembro, 2020

O vegetal também é rico em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio
Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa - Freepik

A abóbora, também conhecida como jerimum, é um legume muito utilizado em preparações culinárias que traz como principal vantagem ter pouco carboidrato e poucas calorias, ajudando a emagrecer e controlar o peso, sabia?

Assim, tanto a abóbora cabotian quanto a abóbora moranga são ótimas aliadas da dieta e não engordam!

Além disso, esse alimento e suas sementes contêm entre as suas propriedades, uma carga enorme de vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas. Também são ricos em fibras e fáceis de ser incorporados ao cardápio diário devido à facilidade de seus preparos e à variedade de receitas nas quais podem ser usados.

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Propriedades nutricionais da abóbora
E, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, um copo de polpa de abóbora cozida contém 49 calorias, 1,76 gramas de proteína, 0,17 gramas de gordura, 0 de colesterol, 12 gramas de carboidratos, 3 g de fibras e 5.1g de açúcar.

Uma porção como esta concentra mais de cem por cento da necessidade diária de vitamina A para um adulto, além de 20% da necessidade de vitamina C e mais de 10% do que nosso corpo precisa de vitamina E diariamente.

O alimento também é rico em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio. Um copo de abóbora contém 564 mg de potássio, o que significa mais potássio que uma banana média. 

6 maiores benefícios da abóbora 

Ajuda a perder peso

A abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. Um copo do alimento contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. E, por ser nutritiva e conter fibras, o vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos. 

Abaixa a pressão arterial

O óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. O consumo dele ajuda a baixar a pressão cardiovascular em apenas doze semanas.

Melhora a qualidade do sono

Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo. Um neurotransmissor que melhora o humor ajuda a relaxar e a dormir melhor.

Beneficia o sistema imunológico

Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes.

Previne rugas

A abóbora é uma ótima fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno diminuindo a formação de rugas e deixando a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.

Melhora a saúde da mulher da fertilidade à menopausa

Segundo publicações da Harvard Medical School, o consumo de vegetais ricos em ferro como a abóbora, melhora o nível de fertilidade nas mulheres. A vitamina A, também presente no alimento em forma de betacaroteno, é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.

Já o óleo da semente de abóbora é rico em estrógenos naturais. Estes estrógenos podem levar a um aumento significativo no colesterol bom, juntamente com a diminuição da pressão arterial, o que influencia na ocorrência de dores de cabeça, dores nas articulações e outros sintomas da menopausa nas mulheres.

Último acesso: 06 Dec 2020 - 01:43:07 (734).