saude   / Gostoso e com benefícios

Pasta de amendoim previne câimbras e é perfeita para o pré-treino

Além disso, esse alimento contribui para matar a vontade de comer um "docinho"

VIVA SAÚDE Publicado quinta 8 outubro, 2020

Além disso, esse alimento contribui para matar a vontade de comer um
Pasta de amendoim previne câimbras e é perfeito para o pós-treino; Confira - Freepik

Você sabia que a pasta de amendoim começou a ganhar popularidade entre os americanos durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma barata de obter calorias e, principalmente, proteína?

Em uma época em que a carne era escassa, virou complemento na alimentação de soldados e cidadãos em geral — até mesmo crianças. 

Porém, com o passar do tempo e para conquistar um mercado cada vez maior, muitos fabricantes acrescentaram açúcar à fórmula, conquistando um público que permaneceu fiel por muito tempo, substituindo a manteiga no café da manhã por esse alimento. 

Mas, com a onda “fit” que o mundo tem embarcado nos últimos anos, foi percebido que a pasta de amendoim torrada e pura é cheia de benefícios para o organismo, além de auxiliar a “matar" aquela vontade de comer um doce cheio de açúcar!

 

+++ VEJA TAMBÉM: Efeito sanfona nunca mais: tenha uma rotina de exercícios e estabeleça horários para se alimentar
+++ VEJA TAMBÉM: Depois dos 30, o metabolismo já não é mais o mesmo, né? Confira atos simples do dia-a-dia que podem ajudar a acelerá-lo

 

Por isso, hoje em dia nos mercados várias marcas vendem a versão da pasta “pura”, sem aditivos de conservantes ou de outros ingredientes. 

Além disso, entre seus benefícios estão o auxilio do ganho de massa muscular, a proteção do sistema imunológico (pelo ômega-3), a prevenção de câimbras (devido ao magnésio), o fornecimento de energia e sua nutrição (cheia de vitamina E,B3, B6, B5, folato, magnésio, biotina, entre outros).  

Pasta de amendoim no pré ou pós-treino?

Uma dúvida comum é quando comer a pasta de amendoim. Antes de ir treinar ou depois?

De acordo com a nutricionista Patrícia Leite, o alimento não é bem-vindo no pós-treino. “É aquele momento em que o corpo está na janela anabólica, que precisa ter absorção dos nutrientes o mais rápido possível para a corrente sanguínea, para que eles estejam disponíveis para o tecido muscular se recuperar. E como a gordura leva mais tempo no estômago para ser liberada para a corrente sanguínea, então, não é uma boa opção nesse momento”, explicou a nutricionista.

Já no pré-treino é interessante comer uma banana com pasta de amendoim, já que esse alimento fornece bastante energia. Embora a banana tenha um índice glicêmico alto, com a gordura da da manteiga, a absorção do carboidrato da banana será mais lenta.

É importante dizer, no entanto, que – como o amendoim é um alimento calórico – é importante aliar seu consumo com uma dieta equilibrada e prática de atividade física.

 

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 03:32:16 (506).