Publicidade

Depois dos 30, o metabolismo já não é mais o mesmo, né? Confira atos simples do dia-a-dia que podem ajudar a acelerá-lo

Pessoas que bebem de oito a doze copos de águas por dia queimam mais gordura do que quem toma apenas quatro

Desestressar e comer pela manhã aceleram o metabolismo – Freepik

Você sabia que o metabolismo nada mais é do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos?

Publicidade

Enquanto se é jovem, ele é rápido. Por isso, na adolescência, muitos comem sem parar e continuam magros, mesmo depois de um pacote inteiro de bolacha recheada, por exemplo!

Mas, depois dos 30, a coisa pode pegar. Principalmente nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso. Esse é o grande problema: as células de gordura queimam menos caloria que as de músculo, a conhecida massa magra. 

A boa notícia é que algumas práticas podem ajudar a acelerar sua função metabólica e vamos falar sobre elas nesta matéria.

Antes disso, é preciso reforçar que é importante consultar um endocrinologista, já que fazer acompanhamento médico pode ser decisivo no tratamento da obesidade e de doenças que afetam diretamente o metabolismo, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Confira:

Publicidade

 

+++ VEJA TAMBÉM: Cochilo pós-almoço melhora a atenção e a performance, diz especialista

+++ VEJA TAMBÉM: Andar de bicicleta melhora o estado de ânimo e faz bem para seu “bolso”; Veja mais benefícios dessa prática

Publicidade

 

Desestresse
O estresse pode desacelerar o seu metabolismo já que os níveis altos de cortisol inibem a habilidade do corpo de queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar profundamente ou aposte em uma sequência de ioga para manter sua função metabólica com um bom funcionamento.

 

Publicidade

Não fique grandes intervalos sem comer

Depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

 

Publicidade

Beba mais água
Não beber água suficiente pode fazer com que você se sinta fadigado. Um estudo mostrou que pessoas que bebem de oito a 12 copos de águas por dia queimam mais gordura do que quem toma apenas quatro. Por isso, não se esqueça da sua garrafinha.

 

Coma grãos integrais

Carregados de fibras, os grãos integrais ocupam mais espaço na sua barriga, comparados com outros alimentos com o mesmo número de calorias. Eles também são mais difíceis de mastigar, o que tornam o ato de comer mais difícil e aumentam a queima de gordura em 10%. Sendo assim, não se esqueça de incluir o arroz integral, cevada, quinua e aveia em sua dieta.

 

Coloque os exercícios físicos na agenda
Os exercícios não queimam gordura apenas por conta da quantidade de energia que você está gastando. Eles realmente mudam o seu DNA para acelerar o metabolismo imediatamente. Os especialistas recomendam até uma hora de atividade para ver os  benefícios, por isso, mantenha o agendamento do seu treino durante a semana para garantir que você não perca.

 

Coma o café da manhã
Depois de uma longa noite de jejum, seu corpo precisa de combustível para acelerar o seu metabolismo. Pular o café da manhã pode diminuir a capacidade do seu corpo a queimar gordura enquanto tenta conservar energia. Por isso, procure fazer uma refeição saudável dentro de uma hora após acordar. Se você não tem tempo de manhã, deixe as coisas preparadas na noite anterior.