Publicidade

Estes 6 sinais indicam transtorno de dependência de tela; saiba o que é e como tratar

Veja quais são os principais sinais do vício em smartphones e outras tecnologias

Estes 6 sinais indicam transtorno de dependência de tela; saiba o que é e como tratar – Freepik

A palavra “vício” e “redes sociais” começaram a andar juntas nos últimos anos após a internet se tornar uma ferramenta utilizada sem precedentes e de maneira exagerada. 

Publicidade

Embora a tecnologia exerça um papel importante na aproximação de pessoas e proporcione acesso a informações relevantes em apenas um clique, ela pode trazer malefícios e desequilibrar a saúde mental e física dos indivíduos que exageram no tempo em frente as telas. 

De acordo com um artigo publicado pelo site Psicologias do Brasil, o transtorno de dependência de tela pode ter efeitos devastadores e causar danos ao cérebro, especialmente em crianças e adolescentes. 

Além do que muitas pessoas acreditam, o vício em telas não se restringe apenas ao uso excessivo das redes sociais; o tempo exagerado em frente a televisão, jogando videogame, entre outros aparelhos tecnológicos, danifica o cérebro e pode causar, a longo prazo, problemas como ansiedade, depressão e até dificuldades cognitivas. 

Aproveitar o tempo livre para participar de atividades ao ar livre, que não envolvam aparelhos tecnológicos, pode ser uma alternativa para realizar um detox de tela. Desativar redes sociais ou ficar uma semana sem assistir televisão também são alternativas para se desvincilhar do vício nessas tecnologias. 

Publicidade

A ajuda de um psicólogo é essencial para identificar o problema, no entanto, alguns sinais de transtorno de dependência de tela podem ser percebidos por nós mesmos; saiba quais:

1. A primeira coisa que você faz ao acordar é checar as redes sociais;
2. Você passa mais de 3h diárias nas redes sociais;

Para conferir mais sinais, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE. 

Publicidade