bem-estar   / Para se esticar agora!

Se espreguiçar promove a sensação de bem-estar e afasta dores de cabeça; veja mais benefícios

O movimento ajuda a ativar uma flexibilidade maior e manter os músculos mais saudáveis

VIVA SAÚDE Publicado sexta 11 setembro, 2020

O movimento ajuda a ativar uma flexibilidade maior e manter os músculos mais saudáveis
Especialista mostra 6 benefícios de se espreguiçar - Freepik

Xô, preguiça! Tão natural quanto acordar, o hábito de se espreguiçar após uma boa noite de sono parece até uma resposta do nosso corpo querendo despertar para o dia. 

Ou seja, quando esticamos todos os nossos músculos, começa também um processo no organismo que gera uma série de benefícios que aumentam o ânimo e a disposição. Descubra quais são as principais vantagens de se espreguiçar para a nossa saúde!

+++ VEJA TAMBÉM: Para trabalhar melhor! Fisioterapeuta lista 6 dicas para evitar dores nas costas durante o home office
+++ VEJA TAMBÉM: 5 alimentos que devem ser evitados por quem tem dor de cabeça constante


Lubrifica as articulações
Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das mesmas, ou seja, ajudar no bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixá-las em ordem.

Reduz riscos de lesões

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", explicou o ortopedista Fabio Ravaglia para o Portal Minha Vida.

Sensação de bem-estar

Quando fazemos esse movimento de se esticar, liberamos boas doses de endorfina e serotonina, os hormônios neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, além de proporcionar disposição ao corpo e ativar a memória.

Afasta dores de cabeça
O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirmou o especialista. Sendo assim, se espreguiçar ajuda a mandar o problema para longe, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

Preserva a flexibilidade
É normal que, com o passar do tempo, nossos músculos se tornem menos flexíveis, principalmente se não praticamos atividades físicas regularmente. Se espreguiçar ajuda a ativar essa flexibilidade e manter os músculos mais saudáveis.

Previne a fibromialgia

A doença crônica que causa fadiga, cansaço, muitas dores no corpo e outros incômodos, pode ser evitada com o simples hábito de se espreguiçar, já que a prática ajuda no alongamento dos músculos, aliviando as tensões musculares e lubrificando as articulações.


 

Último acesso: 24 Sep 2020 - 01:40:26 (314).