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Para trabalhar melhor! Fisioterapeuta lista 6 dicas para evitar dores nas costas durante o home office

Ficar sentado por muitas horas pode ser prejudicial para a coluna, mas você pode evitar alguns desconfortos; saiba mais

Texto de Yasmin Salem supervisionado por Marina Pastorelli Publicado sexta 28 agosto, 2020

Ficar sentado por muitas horas pode ser prejudicial para a coluna, mas você pode evitar alguns desconfortos; saiba mais
Home office: Veja dicas para evitar dores nas costas durante a quarentena - Freepik

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o problema mais comum entre os brasileiros é a dor nas costas, que atinge mais de 16% da população ativa. Segundo os dados, oito em cada dez brasileiros terão o desconforto ao longo da vida. 

Com o isolamento social, muitas pessoas tiveram que realizar seus trabalhos a partir de suas casas, o chamado home office. Mas, como muitos já devem ter percebido ao longo destes cinco meses, ficar sentado por muitas horas -- principalmente em uma cadeira que não é específica para o trabalho -- pode ser prejudicial para a saúde das costas. 

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O fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, criador do método Vértico Kinesis, composto por exercícios respiratórios, de mobilidade, flexibilidade, força muscular, equilíbrio e relaxamento, que trabalham com a cosciência corporal, acima de tudo, listou algumas dicas preciosas para evitar a dor nas costas durante o home office.

Confira:

1) Ao sentar em seu local de trabalho é importante manter o quadril bem próximo do encosto da cadeira, ativar as escápulas (empurrando-as para baixo), abrir os ombros e manter a musculatura do abdômen contraída.
 
2) O tronco deve estar ereto e os pés precisam tocar completamente no chão ou em algum outro apoio inclinado.
 
3) Comprar uma cadeira ergonômica é uma iniciativa muito eficiente para cuidar da sua saúde e bem-estar. A cadeira ergonômica é a que atende aos mínimos requisitos da Norma Regulamentadora NR17. Isso significa que a cadeira precisa ter um encosto com ajustes inteligentes para adaptar-se ao corpo e proteger a região lombar. 
 
4) A cadeira deve conter um apoio ajustável para os antebraços. O assento deve ser plano, sem formato, com a borda frontal arredondada e, possuir ajuste de altura regulável.
 
5) O teclado do computador deve ser regulável e estar alinhado aos cotovelos.
 
6) Para conseguir um conforto visual, é preciso que o monitor esteja em uma distância de 45cm a 70cm de seus olhos. A altura também é muito importante. Tenha o topo do monitor alinhado horizontalmente com seus olhos. Observe para não inclinar a cabeça para baixo.


SOBRE RODRIGO FERNANDES

Mineiro de Mar de Espanha, Rodrigo Fernandes, 41 anos, é fisioterapeuta, bacharel em Dança, com especialização em Clínica Ayurvédica, Pilates, Cadeias Musculares e Articulares do Método GDS e Nível CS2 da Terapia Crâniossacral, e criador do método Vértico Kinesis.

Último acesso: 19 Jan 2021 - 07:37:57 (206).