Publicidade

Envelhecimento precoce: má alimentação e poluição podem acelerar o surgimento de sinais na pele

Usar protetor solar diariamente e ter hábitos saudáveis auxiliam no problema

Má alimentação e poluição podem causar envelhecimento precoce; Veja mais causas e soluções – Freepik

Pequenas manchas solares, pés de galinha, ressecamento, flacidez, olheiras e inchaço sob os olhos. Você certamente quer evitar isso, não é?

Publicidade

Muito se ouve falar, mas pouca gente sabe, de fato, o que é o envelhecimento precoce da pele! 

Resumidamente, é o desgaste acelerado da pele, que pode ocorrer ainda na juventude através das agressões externas e diversos fatores, como: exposição em excesso ao sol, poluição, má alimentação, movimentos musculares contínuos, consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, entre outros. 

“Esses hábitos causam o aumento da produção dos radicais livres que, em excesso, nos deixam com a aparência envelhecida antes da hora”, explicou a Dra. Karla Lessa para o Portal Viva Saúde.

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Skincare: quais produtos devem ser aplicados no rosto pela manhã? E pela noite? Confira a resposta para essas perguntas tão comuns!
+++ VEJA TAMBÉM: Cabelos quebrados nunca mais! Saber como pentear os fios faz toda a diferença; Veja mais dicas

 

Além disso, o envelhecimento está ligado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular, resultando em rugas, flacidez e manchas. Também, a função de barreira que mantém a hidratação é prejudicada – o que torna o uso de hidratantes ainda mais essencial! 

Publicidade

E, a prevenção do aparecimento de rugas e sinais precocemente é feita através da adoção de hábitos mais saudáveis. “Usar protetor solar diariamente é fundamental. O consumo de alimentos antioxidantes como romã e chá verde também ajudam”, acrescentou Karla.

Mais uma dica para driblar os primeiros impactos do envelhecimento precoce é, acima dos vinte e cinco anos, iniciar os cuidados com a pele, usando produtos específicos que seu dermatologista vai te indicar.

Também, para mantér a pele saudável e combater os radicais livres, a especialista indicou os ativos mais comuns. “Coenzima Q10, resveratrol, vitamina C e E, betacarotenóides e ácido ferúlico são algumas opções, mas o ideal é que a pessoa procure um profissional para orientar a melhor forma de utilizá-los”, explicou.

Publicidade