A importância do acompanhamento nutricional quando fazemos a dieta cetogênica

Por ser muito popular, algumas pessoas acreditam que conseguem cumprir uma dieta cetogênica sozinhas, no entanto, nutricionista alerta importância do acompanhamento médico

Muito popular, pessoas acham que conseguem cumprir dieta cetogênica sozinhas, no entanto, nutricionista alerta importância do acompanhamento
Nutricionista aponta porque é necessário acompanhamento médico para dieta cetogênica – Divulgação

Uma das mais populares, a dieta cetogênica é muito procurada por ser restrita em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras saudáveis. Ela, por exemplo, segundo estudo da European Journal of Clinical Nutrition, auxilia pacientes com Alzheimer, epilepsia, além de obesidade, diabetes, alguns casos de câncer e lipedema.

Publicidade

Mas, por ser muito famosa e apresentar tantos bons resultados, muitas pessoas acreditam que sozinhas conseguem controlar seus consumos, sem ajuda profissional. No entanto, o nutrólogo reconhecido pela Associação Médica Brasileira, Dr. Paulo Lara, destaca a importância de um acompanhamento médico quando deseja-se iniciar a dieta.

“Através de medições pela balança de bioimpedância podemos avaliar exatamente quanto existe de gordura, músculo, água, ossos e minerais no corpo de cada paciente”, portanto, aponta. “A medicina preventiva preconizada na nutrologia vem crescendo cada vez mais e tem benefícios tanto para crianças, quanto adultos e idosos”.

A importância do acompanhamento nutricional quando fazemos a dieta cetogênica

Além disso, como a dieta cetogênica estimula a produção de corpos cetônicos pelo organismo. Ou seja, a partir de gorduras produz fontes de energia, o acompanhamento se torna ainda mais essencial.

Como o especialista explica: “O nutrólogo auxilia o paciente na perda de gordura, nos transtornos intestinais, nos transtornos de sono, libido, disposição…”.

Publicidade

Por fim, Dr. Paulo ainda destaca que todo esse processo ocorre a partir do controle e análise também da análise de “vitaminas, minerais e hormônios do nosso organismo”; assim, a figura profissional é ainda mais essencial nesse processo.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade