Paraíba é o último estado a desobrigar uso de máscaras no Brasil

Desobrigação do uso de máscaras na Paraíba vale para locais fechados, desde que municípios tenham índice ideal de cobertura vacinal com as duas doses

Paraíba desobriga uso de máscara – Unsplash/Ehsan ahmadnejad

Em março, grande parte dos estados brasileiros começaram a flexibilizar o uso de máscaras, seja ao ar livre, em lugares fechados ou nas duas condições. Nesta sexta-feira, 08, Paraíba foi o último estado do país a lançar uma nova medida de desobrigação do uso do material de proteção, o que faz, agora, com que a máscara deixe de ser um requisito obrigatório em todos os estados do Brasil

Publicidade

A nova medida do estado inclui a flexibilização também em locais fechados, se juntando com estados como: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal. O restante dos estados liberaram as máscaras apenas em locais abertos. 

DESOBRIGAÇÃO DA MÁSCARA EM LOCAIS FECHADOS NÃO VALE PARA TODOS OS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA

Apesar do decreto estadual da Paraíba desobrigar o uso da máscara, a medida não é válida para todos os municípios. Apenas cidades com mais de 70% das pessoas imunizadas com as duas doses ou dose única podem aplicar a liberação. A capital João Pessoa já havia anunciado a flexibilização um dia antes. 

+++ Mundo apresenta queda de mortes por covid-19, conforme OMS

+++ Mais da metade das crianças brasileiras estão vacinadas com a primeira dose contra covid-19

Publicidade

Ainda, o estado liberou a ocupação de 100% de locais como cinemas, shows, teatros, arenas, estádios, circos, eventos sociais e corporativos, mas ainda com a comprovação da imunização completa com as duas etapas. O estado possui 79,07% de sua população vacinada com as duas doses ou dose única, além de estar entre os três estados com a maior cobertura vacinal do país.