Infecções por HIV em crianças até 5 anos têm queda de quase 90%
O HIV pode ser transmitido para a criança durante a gravidez, parto ou amamentação
O HIV pode ser transmitido para a criança durante a gravidez, parto ou amamentação
Crianças podem ser infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pela transmissão vertical, que ocorre durante a gravidez, parto ou amamentação. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2017 a 2020 houve uma queda de 50% na contaminação da doença em gestantes, que foi de 8.577 para 4.280, o que pode ter impactado na redução de crianças até 5 anos infectadas pelo HIV.
Dados do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde, mostraram uma redução significativa na taxa de crianças até 5 anos infectadas pelo vírus que ataca o sistema imunológico. Em 12 anos – 2009 a 2021 – houve uma queda de 562 para 74 diagnósticos positivos dentro desse grupo, o que representa uma diminuição de 87%.
+++ Fiocruz participa de projeto de tratamento injetável contra HIV
+++ Estudo mostra quando a transmissão de HIV-1 pode ser mais virulenta; Confira
“Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas”, explica o Ministério da Saúde sobre a doença. Além da transmissão entre mãe e feto e, também, por relações sexuais desprotegidas, o HIV pode ser transmitido por seringas contaminadas.
Quando se trata da AIDS no Brasil, o número de casos apresentou uma queda de 69% entre 2013 e 2021. O mesmo foi observado nas mortes, que teve uma redução de pouco mais de 12 mil para cerca de 10 mil, entre 2015 e 2020.